Foto: Divulgação/Flamengo
O Flamengo foi derrotado para o Athletico-PR no último sábado por 1 a 0, na Arena da Baixada em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022. Com a derrota e o gol sofrido, o Fla chega ao sexto jogo sendo vazado nas últimas oito partidas.
Nos últimos jogos, o Mengão ficou sem tomar gols apenas contra o Sporting Cristal-PER, pela Libertadores da América (2 a 0), e no empate contra o Palmeiras (0 a 0), pelo Brasileirão. Nas outras partidas, foram 70 finalizações contra o gol da equipe Rubro-Negra e sete gols sofridos.
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Foto: Divulgação/Flamengo
Paulo Sousa chegou com uma novo ideologia para o elenco do Flamengo, no sistema defensivo, o mister vem atuando com uma linha de três zagueiros. Porém, com os problemas de lesões, o treinador vem tendo que improvisar jogadores na função, como Filipe Luís e Willian Arão, ademais, outros zagueiros do elenco não passam segurança para a comissão técnica e para os torcedores, caso de Gustavo Henrique e Léo Pereira, que soma erros individuias.
Fabrício Bruno e Pablo foram contratados para qualificar o setor defensivo da equipe do Flamengo, mas ambos ainda não conseguiram engrenar uma sequência por conta de lesões, o zagueiro ex-Corinthians fez sua estreia no sábado, contra o Furacão, após se lesionar em seu primeiro treino pelo clube.
No DM, Rodrigo Caio que tem potencial para ser titular na defesa, se recupera de uma lesão no joelho, e a outra opção é o jovem Cleiton que subiu da base para o profissional. Dessa maneira, hoje os jogadores mais utilizados na primeira linha são: Willian Arão, David Luiz e Filipe Luís, ou seja, apenas um zagueiro de origem.
Foto: Divulgação/Flamengo
Com o estilo de jogo dominante, tendo a posse de bola no campo ofensivo, a equipe comandada por Paulo Sousa não vem sofrendo pressão para os adversários, tanto que o time tem uma média de apenas 2,7 finalizações sofridas no alvo por jogo.
O grande problema para a equipe, e que preocupa o treinador são as falhas pontuais que resultam em gols dos rivais, como aconteceu em diversas oportunidades no ano. Ademais, para sofrer gols, basta os adversários acertar três finalizações no gol da equpe Rubro-Negra, que uma entra, foi assim contra o Athletico no último fim de semana. Nas últimas partidas, são 70 finalizações sofridas, sendo 22 no alvo do goleiro Santos ou Hugo Souza.
Portanto, nos últimos jogos, a equipe foi vazada por: Fluminense, Talleres-ARG, Atlético-GO, São Paulo e Athletico-PR.
Dessa maneira, com grandes compromissos pela frente, e tendo retornos importantes para o sistema defensivo, Paulo Sousa espera melhorar o desempenho da equipe para diminuir os erros defensivos do Flamengo.