Após o adiamento dos Jogos Olímpicos por conta do novo coronavírus, a FIFA estuda a possibilidade de alteração da idade limite para a competição. Isto porque as seleções sub-23 projetaram que a competição aconteceria neste ano, perdendo diversos jogadores por conta de completarem 24 anos em 2021, quando as Olimpíadas acontecerão.
O Brasil, por exemplo, se não contar com a alteração perderá 11 atletas dos 23 que haviam sido convocados, sendo eles:
● Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino) e Lucas Perri (São Paulo)
● Zagueiros: Gabriel (Lille), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino)
● Laterais: Caio Henrique (Grêmio) e Ayrton Lucas (Spartak Moscou)
● Meio-campistas: Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio), Maicon (Shakthar Donetsk ) e Wendel (Sporting)
Em nota oficial, a FIFA informou posteriormente ao comunicado oficial do adiamento das Olimpíadas que, para não prejudicar as partes envolvidas, analisará as questões relacionadas ao adiamento.
“A Fifa acredita firmemente que a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em atividades esportivas devem sempre ser a maior prioridade e, como tal, saudamos a decisão de COI de hoje. Além da decisão do COI, a FIFA trabalhará com as partes interessadas para tratar de todos os principais assuntos relacionados a este adiamento.” – informou oficialmente
Além da possibilidade de alteração de idade, estão na pauta de mudança os respectivos contratos que cercam a competição, como também descaracterizar o antigo calendário, abrindo conversas com os clubes para conseguir a liberação dos atletas para os jogos Olímpicos.