Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Após Endrick, também com apenas 17 anos, ser o protagonista da conquista do Palmeiras no Brasileirão em 2023, Estevão caminha para o mesmo feito em 2024. A jovem promessa do Verdão passou a ser o jogador com mais participações em gols na competição, igualando marca de Neymar.
Detalhe é que o centroavante rubro-negro está fora da temporada após sofrer lesão grave no joelho quando estavam juntos na Seleção Brasileira, o que facilita para Estevão se isolar no topo das principais estatísticas da competição.
Pedro é o artilheiro do Brasileirão com 11 gols, enquanto Estevão aparece logo atrás com nove. O atacante do Verdão marcou ao menos um gol em todas as últimas três rodadas.
Além disso, Estevão já é o líder em assistências com sete passes para gols. Pochettino, do Fortaleza, é o 2º no ranking, com cinco. Segundo o Sofascore, é o 2º em mais chances claras criadas (oito) e caminha para ser o primeiro em dribles certos (tendo 53, contra 61 de Wesley, que deixou o Corinthians).
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Curiosidade que também chama atenção é o fato de Estevão igualar Neymar com mais participações em gol aos 17 anos de idade.
Neymar fez 33 jogos, sendo 14 titular, marcando 10 gols e concedendo seis assistências, somando 16 participações com a camisa do Santos no Brasileirão de 2009.
No momento, Estevão, com a mesma idade, acumula 23 jogos, sendo 18 como titular, nove gols e sete assistências na atual edição do Brasileirão, restando mais 12 rodadas.
CONFIRA TODAS AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DO BRASILEIRÃO
Na era dos de pontos corridos no Brasileirão, disputado desde 2003, um jogador nunca conseguiu ser artilheiro e líder de assistências. E Estevão pode atingir tal feito, o que lhe colocaria como possivelmente como craque do campeonato, além da possibilidade de ser bicampeão pelo Verdão, já que entrou em campo no jogo do título contra o Cruzeiro, na última rodada em 2023.