Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net
O ano de 2022 foi de título de Copa do Brasil e Libertadores, com muita festa para os torcedores flamenguistas. No entanto, a diretoria optou por trocar o técnico Dorival Júnior por Vitor Pereira e de lá para cá nada mais deu certo.
Primeiro veio a derrota na final da Supercopa do Brasil para o Palmeiras, dias depois a eliminação ainda na semifinal do Mundial de Clubes para o Al Hilal. Em seguida o vice da Recopa Sul-Americana, em pleno Maracanã, para o Independiente del Valle. E ainda piorou.
Depois de vencer o rival Fluminense por 2 a 0 na primeira final do Campeonato Carioca, o Flamengo simplesmente sofreu uma reviravolta de 4 a 1 no jogo de volta e ficou com o vice. Causando a demissão de Vitor Pereira.
No mesmo período aconteceram as derrotas para o Aucas, na Libertadores, e 2 a 0 para o Maringá, na 3ª fase da Copa do Brasil. Até que chegou o técnico Jorge Sampaoli. E o caos não parou por ai.
O começo foi até com bons resultados, mas a eliminação nas oitavas de final para Olímpia gerou muitos e muitos problemas desde então. O que manteve o treinador argentino no cargo foi a sequência na Copa do Brasil, chegando na decisão contra o São Paulo, mas depois da confirmação do título do Tricolor paulista, Sampaoli também foi desligado.
Foto: Reprodução-Twitter
Tite então chegou restando 12 rodadas para o fim do Brasileirão. O bom início e a queda do Botafogo até que fez o flamenguista voltar a sonhar, principalmente após 3 a 0 sobre o Palmeiras, adversário direto na briga pelo título. No entanto, o mesmo resultado, mas desta vez contra, sofrido para o Atlético-MG no Maracanã jogou tudo por água abaixo.
E a derrota para o São Paulo na última rodada do Brasileirão apenas confirma o decepcionante ano para o Flamengo em 2023. E por pouco não ficou fora do G-4. Foi a 20ª derrota em 76 jogos na temporada.
Agora todas as expectativas do torcedor rubro-negro passa pelo técnico Tite, que melhorou o time desde sua chegada, além de novos reforços que estão (e devem) chegar ao Ninho do Urubu, como De La Cruz, entre outros nomes…