Fotos: Cesar Greco-Palmeiras
O Palmeiras perdeu para o Grêmio na noite desta quinta-feira pelo placar mínimo de 1 a 0 com gol do lateral-direito João Pedro, relevado pelo Verdão. Com isso, o Verdão perdeu também a oportunidade de diminuir ainda mais a distância para o Botafogo, que joga fora de casa contra o Corinthians.
E como consequência também viu o Grêmio encostar ainda mais tabela, uma vez que era um confronto direto. Agora, o Tricolor gaúcho soma 43 pontos, um a menos que o Palmeiras, ocupando a 3ª colocação no campeonato.
O Verdão, portanto, passa a ter um retrospecto ruim contra os oito times melhores colocados no Brasileirão quando se trata de confronto direto. Dentre eles, até o momento, só venceu o Grêmio (4×1 no primeiro turno) e o Fortaleza, atualmente na 8ª colocação.
A equipe de Abel Ferreira perdeu em pleno Allianz Parque para o Botafogo, onde não conseguiu vencer o RB Bragantino (4º colocado, e próximo adversário no Brasileirão), assim como o Flamengo, e também empatou fora contra o Athletico-PR e perdeu para o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã.
Portanto, de 24 pontos disputados nesses confrontos até o momento (vale lembrar que completou os dois jogos somente contra o Grêmio) o Palmeiras conquistou apenas nove, obtendo então um aproveitamento bem melhor contra equipes na parte inferior da tabela.
Contudo, agora o foco do Palmeiras passa a ser 100% a Libertadores, onde irá enfrentar o Boca Juniors na semifinal. O primeiro jogo será na mística La Bombonera e o duelo decisivo é no Allianz Parque, uma vez que o Verdão obteve, mais uma vez, a melhor campanha na fase de grupos.
Os jogos do Palmeiras contra os 8 melhores colocados do Brasileirão
Palmeiras 0x1 Botafogo
Palmeiras 4×1 Grêmio
Grêmio 1×0 Palmeiras
Palmeiras 1×1 Bragantino
Fluminense 2×1 Palmeiras
Athletico-PR 2×2 Palmeiras
Palmeiras 1×1 Flamengo
Palmeiras 3×0 Fortaleza