Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras conquistou uma importante vitória sobre os reservas do Fluminense na tarde deste domingo (3) e praticamente confirmou o título do Brasileirão. Apesar disso, não houve grito de “é campeão” por parte dos palmeirenses, devido a última rodada do campeonato.
Restando uma rodada, ninguém pode ultrapassar o Palmeiras na tabela. Somente Atlético-MG e Flamengo podem igualar os 69 pontos do Verdão. Ou seja, com um simples empate em Belo Horizonte, a equipe alviverde conquista o bicampeonato brasileiro.
O único cenário para o Palmeiras não ser campeão do Brasileirão 2023 é quase impossível de acontecer, devido ao saldo de gol. Primeiro, precisa perder para o Cruzeiro, que já não corre mais risco de cair para a Série B. Supondo um revés por 1 a 0, ainda assim o Atlético-MG precisaria vencer o Bahia, que ainda segue brigando contra o rebaixamento, por pelo menos 8 a 0 para superar o saldo do Verdão.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O Flamengo, único que também pode igualar o Palmeiras, teria que vencer por outra goleada histórica, por pelo menos 16 a 0 contra o São Paulo, no Morumbi. Algo que realmente jamais acontecerá. Inclusive, o Tricolor levou a melhor contra o mesmo rubro-negro carioca e ficou com o título da Copa do Brasil há dois meses.
Antes de começar a 38ª rodada do campeonato, o o Palmeiras tem 31 gols de saldo a favor, contra 23 do Atlético-MG apenas 15 do Flamengo. O Verdão tem o melhor ataque, com 63 gols marcados, enquanto o Atlético-MG possui a melhor defesa, com 28 gols sofridos.
Portanto, o Palmeiras já é campeão do Brasileirão 2023. Apenas não é matematicamente, mas a própria matemática, somando gols marcados e sofridos, favorece o Verdão e pode ser o fator que garante o bicampeonato de Abel Ferreira e companhia.
Cruzeiro e Palmeiras entram em campo pela última rodada do Brasileirão 2023 nesta próxima quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, e com torcida dos dois times.