Foto: Cesar Greco-Palmeiras
O Palmeiras é o único clube invicto após nove rodadas na atual edição do Campeonato Brasileiro. E o Verdão vai colocar à prova diante do rival São Paulo, no Morumbi, time que normalmente sempre dificulta para o time alviverde.
Um dos times mais respeitados pelo técnico Abel Ferreira é o São Paulo, muito pela história do clube, mas também pelos empates que complicaram o rumo da equipe alviverde em determinados momentos. O Tricolor venceu o título do Paulista em 2021 e eliminou o Verdão na Copa do Brasil de 2022.
É bem verdade que o Palmeiras também obteve vitórias memoráveis contra o Tricolor Paulista, como nas quartas de final da Libertadores de 2021 (algo inédito na competição), além da goleada com direito a título estadual por 4 a 0, depois de perder por 3 a 1 no jogo de ida na última temporada. No entanto, sob o comando do técnico Abel Ferreira os confrontos são bem equilibrados.
À frente do Palmeiras, Abel Ferreira e sua comissão técnica enfrentaram o São Paulo em 16 oportunidades. E o retrospecto é de cinco vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 15 gols marcados e 13 gols sofridos. No Morumbi, o São Paulo tem uma leve vantagem com três vitórias, três empates e duas derrotas. Contudo, nos últimos quatro jogos com mando de campo do Tricolor, todos em 2022, houve duas vitórias para cada lado.
O torcedor são-paulino está empolgado e mais confiante agora sob o comando do técnico Dorival Júnior. Inclusive, a expectativa é de casa cheia com possibilidade de recorde de público, já que vendeu 54 mil ingressos – vale lembrar que nos clássicos de São Paulo é torcida única (do time mandante).
O Palmeiras é o segundo colocado do Brasileirão com 19 pontos e viu o Botafogo aumentar a distância para cinco pontos com a vitória sobre o Fortaleza. Fora de casa, o retrospecto do Verdão no campeonato é de uma vitória e três empates – venceu somente o Goiás fora do Allianz Parque.
Por ter uma paralisação significativa na sequência, com a data Fifa, é possível que o Verdão jogue sem “se poupar” como acontece em determinados jogos, principalmente quando é o visitante. O detalhe é que não tem o zagueiro e capitão Gustavo Gómez, o que pode fazer muita diferença no duelo.