Palmeiras leva vantagem contra times brasileiros na Libertadores; veja o retrospecto

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras entra em campo na noite dessa terça-feira precisando reverter o placar de 1 a 0 sofrido na partida de ida para o Athletico Paranaense (gol marcado por Alex Santana) para avançar à final da Libertadores. Seria a terceira decisão consecutiva do Verdão, que iria eventualmente em busca do tricampeonato seguida.

Historicamente, a equipe alviverde não leva vantagem em duelos contra times brasileiros na competição quando se trata de números de jogos. São 53 jogos no total, com 18 vitórias, 15 empates e 21 derrotas. Nesse período foram 70 gols marcados e 71 gols sofridos.

Confira as prováveis escalações dos times na Libertadores (clicando aqui)

No entanto, quando passa a ser em número de decisões frente a time compatriotas em Libertadores (ou seja, englobando todas as vezes em que alguém passou de fase, ficou pelo caminho, conquistou o título ou até mesmo ficou com o vice), o Palmeiras leva a melhor. Depois de eliminar o Atlético Mineiro nas quartas de final, chegou a 11 triunfos em 17 confrontos, sendo eliminado somente seis vezes. Portanto, tem quase o dobro de vitórias nestes duelos.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

As vitórias foram em 1999 (oitavas e quartas, contra o Vasco e Corinthians), em 2000 (semi, contra o Corinthians), em 2001, oitavas e quartas (contra São Caetano e Cruzeiro), em 2009 (nas oitavas, contra o Sport), e por último, o Alviverde vem de cinco vitórias seguidas entre as edições de 2020 e 2022 (Santos, no jogo do título da final de 2020; e em 2021, quartas, semi e final, respectivamente contra São Paulo, Atlético-MG, Flamengo; e por último nas quartas de final contra o Galo.

O retrospecto recente é muito favorável ao Palmeiras quando enfrenta um brasileiro em Libertadores. No entanto, a missão em busca do tricampeonato não será das mais simples. Isso porque primeiro precisa vencer o Furacão por dois gols de diferença para avançar direito à final, ou devolvendo o placar mínimo e tentar mais uma vez em avançar nos pênaltis. Se conquistar a classificação, terá muito provavelmente a reedição da final de 2021, frente ao Flamengo.

Essa é a décima vez que o Palmeiras chega na semifinal da Libertadores. As nove vezes anteriores em que já foi semifinalista foram nas edições de 1961 (avançou), 1968 (avançou), 1971 (eliminado), 1999 (avançou), 2000 (avançou), 2001 (eliminado), 2018 (eliminado), 2020 (avançou) e 2021 (avançou). Vale ressaltar, entretanto, que, na edição de 1971, a fase semifinal disputada foi via fase classificatória (triangular final) que valia vaga na decisão ao melhor dos três clubes ao final dos confrontos todos contra todos (ida e volta).

Em contrapartida, o Athletico Paranaense é o único time entre os semifinalistas da atual edição que ainda não venceu o torneio. O Furacão disputou a final de 2005, contra o São Paulo, e foi superado. O Palmeiras tem três títulos (1999, 2020 e 2021), contra dois do Flamengo (1981 e 2019) e um do Vélez (1994).

Palmeiras e Athletico-PR entram em campo na noite dessa terça-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. O vencedor do duelo encara Flamengo ou Vélez na final da Libertadores, no Equador. Na Argentina, o Rubro-negro carioca goleou por 4 a 0.

Quer começar a faturar grana com apostas esportivas? É só clicar, se cadastrar e fazer parte da Betfast, nova parceira do Joga10 News!

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times