Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Dois dos últimos campeões desde 2019 na Libertadores, Palmeiras e Flamengo seguem fazendo história e buscam o primeiro tetracampeonato para um clube brasileiro na Glória Eterna. Uma eventual final na edição de 2023 entre as equipes seria algo épico, já que vai ser realizada no Maracanã.
Após 21 anos, o Palmeiras voltou a conquistar o título da Libertadores justamente no Maracanã, em 2020. Na ocasião, bateu o Santos por 1 a 0 com gol de Breno Lopes. E para se “vingar” do revés sofrido em Montevidéu, em 2021, quando perdeu o título para o Palmeiras, tem tudo para realizar os principais jogos em casa.
Isso porque o Rubro-negro é forte candidato a conquistar a melhor campanha. Se confirmado, eventualmente iria decidir os principais jogos nas fases de mata-mata no Maracanã, além da possível final em jogo único, o que seria ainda mais especial para os torcedores do Mengão. Mas ainda tem muito pela frente até o dia 11 de novembro.
Mas fato é que Palmeiras e Flamengo são os principais times da América nos últimos anos e os fortes candidatos a mais um título – os dois já estão confirmados no Mundial de 2025. Os números são semelhantes desde 2019, contudo, o Verdão tem uma pequena vantagem, além do título em confronto direto em 2021.
Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Nas últimas quatro edições, o Palmeiras disputou 48 jogos em Libertadores, onde saiu vencedor em 34 oportunidades, além de acumular nove empates e cinco derrotas. O Flamengo tem um jogo a menos e resultados bem próximos: 47 jogos (um a menos), 33 vitórias, nove empates e cinco derrotas.
Em contrapartida, o Verdão tem uma vantagem nos gols marcados. Enquanto balançou as redes 120 vezes e sofreu apenas 29 gols, o Flamengo fez 106 gols (14 a menos) e sofreu 42 ao todo (13 a mais). De qualquer forma, ambos conquistaram duas edições, cada.
A grande diferença foi a Libertadores em 27 de novembro de 2021, quando o Palmeiras bateu o Flamengo por 2 a 1, na prorrogação. Raphael Veiga abriu o placar, Gabigol empatou no segundo tempo e Deyverson fez o gol do título. Em 2022, a final poderia se repetir, mas o Verdão acabou caindo para o Athletico na semifinal.
Portanto, o destino pode estar guardando uma nova final entre Palmeiras e Flamengo, Flamengo e Palmeiras, no Maracanã, em 11 de novembro de 2023. Se confirmado, o Brasil terá um primeiro representante com quatro títulos de Libertadores. No momento, São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo possuem três taças da Glória Eterna.
Atual campeão, o Flamengo está no Grupo A juntamente com Racing-ARG, Aucas-EQU e Ñublense-CHI. O Palmeiras aparece no Grupo C ao lado de Barcelona-EQU, Bolívar-BOL e Cerro Porteño-PAR.
Ambos estreiam nessa quarta-feira e fora de casa. O Mengão encara o Aucas, às 19h, no Equador. Enquanto o Palmeiras entra em campo às 21h30, diante do Bolívar.