Foto: Divulgação/Conmebol
A fase de grupos da Libertadores chegou ao fim, após pouco mais de um mês. Com isso, foram reconhecidos os 16 classificados para as oitavas de final. O Brasil domina a lista juntamente com a Argentina, com seis representantes cada. O Paraguai terá dois clubes, já o Chile e o Equador terão uma equipe.
Nas oitavas, haverá apenas uma divisão de potes, com primeiros e segundo colocados. Clubes do mesmo país podem se enfrentar nas próximas fases, assim como um duelo entre times que disputaram o mesmo grupo, como Fluminense x River Plate, por exemplo.
Palmeiras, o atual campeão, Internacional, Barcelona de Guayaquil (EQU), Fluminense, Racing (ARG), Argentinos Juniors (ARG), Flamengo, Atlético-MG estão no pote 1, uma vez que todos foram os líderes de seus respectivos grupos. Os adversários dessas equipes sairá do pote 2, que conta com Defensa y Justicia (ARG), Olimpia (PAR) Boca Juniors (ARG), River Plate (ARG), São Paulo, Universidad Católica (CHI), Vélez Sarsfield (ARG) e Cerro Porteño (PAR).
O sorteio que irá definir os confrontos da próxima fase, porém, será realizado na próxima terça-feira. Contudo, as partidas serão disputadas somente em julho, após a Copa América. Os jogos de ida serão entre os dias 13 e 15, já o segundo jogo decisivo será finalizado nos dias 20 e 22.