Foto: Vitor Silva/Botafogo
O atacante Júnior Santos é o cara do momento no Botafogo. E suas últimas noites de Libertadores o coloca como o artilheiro da temporada entre todos os jogadores da Série A em 2024.
Nesta última quarta-feira, o camisa fez a diferença contra o Red Bull Bragantino marcando dois belos gols na vitória por 2 a 1 no Nilton Santos, jogo de ida, válido pela 3ª fase da “pré-Libertadores”.
Antes disso, o atacante havia marcado quatro gols na goleada sobre o Aurora, da Bolívia, por 6 a 0, pela 2ª fase. Portanto, são seis gols nas últimas duas partidas disputadas.
Em contrapartida, o atacante ainda não soma nenhuma assistência. Poderia ter concedido o seu primeiro passe para gol no ano contra o próprio RB Bragantino, mas Tiquinho Soares não conseguiu aproveitar a oportunidade dentro da pequena área quando o jogo ainda estava em 0 a 0.
Somando os outros quatro gols em que havia marcado contra Bangu, Sampaio Corrêa, Volta Redonda, todos pelo Carioca, e outro no Aurora, no jogo de ida, Júnior Santos chegou a 10 gols em 13 jogos em 2024, se isolando como o artilheiro da Série A, superando Pedro, do Flamengo, que tem oito.
Além disso, Júnior Santos já se tornou o maior artilheiro da história do Botafogo em Libertadores, com sete gols marcados, todos na atual edição. Ele superou Jairzinho, Dirceu e Rodrigo Pimpão, todos com cinco.
Ele terá ao menos mais uma oportunidade em aumentar a marca na Libertadores, já que terá o jogo de volta contra o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid, na próxima semana. Se conseguir a classificação, o Fogão conquista uma vaga na fase de grupos da Glória Eterna.
Vale ressaltar que o Glorioso joga pelo empate, depois de bater o time paulista por 2 a1 na ida. Antes, a equipe tem compromisso pela Taça Rio contra o Sampaio Corrêa, em Bacaxá, no domingo. Contudo, a tendência é que vá a campo com um time alternativo, semelhante ao que bateu o Fluminense no último fim de semana.