Foto: Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo oficializou a contratação e já apresentou o técnico Artur Jorge aos seus torcedores. O português assinou contrato válido até dezembro de 2025 com o Glorioso.
Artur será o terceiro português a comandar o Botafogo sob a gestão de John Textor. Luís Castro esteve à frente da equipe até o 1º turno do Brasileirão de 2023, e Bruno Lage esteve à frente do Glorioso por 15 jogos na reta final.
Experiente, de 52 anos, Artur Jorge começou a carreira e estava até a última semana no Braga, de Portugal. Ele assumiu a equipe profissional já na temporada 2022/23 e acumulou 99 jogos no comando.
Confira o provável time do Botafogo para a estreia na Libertadores
E, por coincidência, os números são semelhantes ao do técnico Abel Ferreira, atualmente no Palmeiras. Ele também se tornou treinador profissional no Braga, anos antes, em 2016/17.
No Braga, Abel esteve à frente em 103 jogos, onde obteve 63 vitórias, 15 empates e 25 derrotas, com 66$ de aproveitamento. Nesse período, sua equipe marcou 187 gols e sofreu 109. Depois disso, foi para o PAOK, da Grécia, até chegar ao Palmeiras em 2020.
Por outro lado, Artur Jorge comandou o Braga em 99 partidas (quatro a menos que Abel), e obteve um melhor aproveitamento, com 67.3% – foram 62 vitórias, 14 empates e 23 derrotas. Sua equipe marcou 202 gols, média superior a dois por jogo, e sofreu 122, o que também é bem acima da média.
Na atual temporada, o Braga, de Artur Jorge, venceu nove dos 17 jogos, além de quatro derrotas e quatro empates, e estava há sete partidas sem perder, até o treinador acerta com o Botafogo – a equipe perdeu no último sábado por 3 a 0 para o Arouca, em casa.
No entanto, o Braga caiu na fase de grupos da Champions e na Liga Europa foi eliminado para o Qarabag, do Azerbaijão. Na Taça de Portugual, foi eliminado para o Benfica, por 3 a 2, ainda nas oitavas de final. E conquistou o título simbólico da Allianz Cup, nos pênaltis, contra o Estoril.
Agora é página virada para o treinador e também para o Botafogo. Se vai ter ou não o sucesso dos compatriotas Jorge Jesus e Abel Ferreira no Brasil é impossível de prever. Mas é certo que os torcedores do Fogão esperam ter um desfecho diferente dos português que passaram pelo clube recentemente, casos de Luís Castro e Bruno Lage.
O trabalho da nova comissão técnica já começou e a estreia de Artur Jorge será já na próxima quinta-feira, na altitude de Quito, contra a LDU, pela 2ª rodada da Libertadores. No primeiro jogo, o Botafogo perdeu por 3 a 1 para o Junior Barranquilla, em casa.
Depois de estrear no cargo, três dias depois, Artur Jorge já comanda a estreia do Botafogo no Brasileirão, diante do Cruzeiro, no Mineirão. Em seguida, fará o primeiro jogo no Nilton Santos com seus torcedores, frente ao Atlético-GO.
O principal site dos prováveis times do Brasileirão já está no ar; clica aqui e confira!