Fotos: Gabriel Thá | Coritiba
As esperanças para uma eventual permanência na Série A estão quase que acabando para o Coritiba e seus torcedores. A equipe vem de sete derrotas consecutivas e já vê a distância para deixar o Z-4 em 12 pontos.
As últimas duas derrotas foram anda mais frustrantes, uma vez que se travavam de confrontos diretos. Além do revés, ainda veio um algo a mais, o placar elástico: primeiro perdeu por 4 a 2 para o Bahia, em pleno Couto Pereira, e em seguida o 5 a 1 sofrido para o Vasco, em São Januário.
O Bahia já soma 25 pontos, nove a mais que o Coxa, e o Vasco inclusive até saiu da zona do rebaixamento, indo para a 15ª colocação, com 26. E a sequência não será nada fácil para a equipe alviverde.
No entanto, o Coritiba pode tentar se aproveitar de um São Paulo de ressaca e êxtase após o título inédito da Copa do Brasil, após pelo menos 10 anos sem um título de expressão. As equipes entram em campo na noite dessa quarta-feira.
O Tricolor paulista, inclusive, deve ir a campo com um time alternativo, próximo do que enfrentou o Fortaleza na última semana, quando visava a decisão contra o Flamengo. Devido ao pouco tempo de recuperação, Dorival deve deixar os titulares prontos apenas contra o Corinthians no final de semana, também no Morumbi.
Talvez seja essa a única esperança do Coritiba, que é o terceiro pior visitante do Brasileirão. Em 12 rodadas, venceu somente uma vez fora do Couto Pereira, enquanto perdeu em nove ocasiões. Até porque o Coxa venceu, em toda história, apenas três vezes jogando no Morumbi contra o São Paulo, em 26 jogos disputados. A última vez foi no Brasileirão de 2018. No último duelo, em 2022, o São Paulo venceu por 3 a 1.
Na sequência, o Coxa recebe no Couto Pereira o rival Athletico-PR, que está em alta nos últimos jogos. Depois, tem o Atlético Mineiro embalado na Arena MRV. Das equipes que brigam contra o rebaixamento, neste momento, o Coxa só enfrenta o Santos na 29ª rodada e depois tem Goiás e América-MG na 32ª e 33ª rodada.