Foto: Fernando Alves/ECJuventude
Depois de resistir ao rebaixamento na última rodada do Brasileirão, o Juventude não faz um bom ano em 2022. A equipe de Caxias do Sul por pouco não caiu no Campeonato Gaúcho e segue com dificuldades na sequência da temporada.
Após 18 partidas, o Ju soma apenas quatro vitórias na temporada, é o pior time entre todos os clubes neste quesito, o Avaí é o 2º pior e tem um triunfo a mais que o time gaúcho. Além disso possui oito empates e seis derrotas. Nesse período, foram apenas 18 gols marcados, média de apenas um por partida, enquanto a defesa foi vazada em 20 oportunidades.
Outro detalhe impactante é o período sem vencer, chegando a quase dois meses. É bem verdade que após fim da primeira fase no Gauchão, o Juventude ficou pouco mais de uma semana sem disputar nenhuma partida oficial. No entanto, desde o último triunfo contra Real Noroeste, pela Copa do Brasil, já foi a campo em outras cinco ocasiões.
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
De lá para cá foram quatro partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro e outra na Copa do Brasil, essa contra o São Paulo, e a equipe alviverde obteve apenas três empates, enquanto sofreu duas derrotas significantes. Uma para o América-MG por 4 a 1, fora de casa, e outra no Alfredo Jaconi, por 1 a 0 para o Cuiabá, rival direto na briga pela permanência na Série A.
Antes de inicia a sequência desses confrontos, o Juventude acertou a chegada do técnico Eduardo Baptista, que fazia um bom trabalho no Mirassol. Apesar de não obter bons resultados no início do trabalho, segue com respaldo e apoio da diretoria, ao menos foi o que assegurou Marcelo Barbarotti, diretor executivo do clube.
Foto: Gabriel Tadiotto/E.C Juventude
São sete partidas sob o comando do treinador e o retrospecto é de uma vitória, três empates e três derrotas, somando então um aproveitamento próximo de apenas 29%.
Ainda é cedo para se preocupar pela atual colocação da equipe na tabela do Brasileirão, em 19º lugar, com dois pontos conquistados de 12 disputados, e um saldo de gol negativo de -4. Mas o alerta segue ligado, principalmente pelo que foi na última edição, brigando até a última rodada, como na própria atual temporada na disputa do Gauchão.
Próximo compromisso do Juventude será no domingo, às 19h (de Brasília), diante do Internacional, no Alfredo Jaconi, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em seguida, duelo ainda mais importante, por se tratar de uma eliminatória na Copa do Brasil, contra o São Paulo. O jogo de ida terminou empatado em 2 a 2 – não há critério do gol fora de casa, qualquer empate leva a decisão para os pênaltis.
Os cinco jogos do Juventude sem vencer:
Juventude 2×2 Red Bull Bragantino
América-MG 4×1 Juventude
Juventude 2×2 São Paulo
Juventude 0x1 Cuiabá
Botafogo 1×1 Juventude
Última vitória:
Real Noroeste 0x1 Juventude – 17/03 (Copa do Brasil)
Autor do gol: Chico