Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras tem feito história na Libertadores, desde quando ainda era comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em 2020. No entanto, com a chegada de Abel Ferreira a equipe alviverde melhorou ainda mais seu desempenho na Glória Eterna, que resultou em duas conquistas consecutivas, algo inédito na história do clube.
O Verdão foi campeão pela primeira na competição ainda em 1999. Chegou a disputar outra final no ano seguinte, mas ficou com o vice-campeonato para o Boca Juniors. Contudo, nas últimas duas edições empilhou as taças de 2020 e 2021, com um gosto especial, por ser ambas em cima de um clube brasileiro (Santos e Flamengo).
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Desde de 2020, o Palmeiras já disputou 29 partidas na Libertadores. O retrospecto é bem positivo, com 22 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas, uma para o River Plate na semifinal de 2020, e outra para o Defensa y Justicia, na fase de grupos de 2021.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Nesse período, o Verdão marcou 77 gols, com uma média de 2,65 por partida, e sofreu apenas 18, em 13 jogos diferentes, ou seja, a defesa não foi vazada em 16 confrontos. Com esse desempenho, obtém, até aqui, um total de 82% de aproveitamento.
Outro fator importante é o quesito “fora de casa”. A equipe alviverde já não perde como visitante desde 2019, quando perdeu para o San Lorenzo. Desde então foram 17 partidas e nenhuma derrota, isso porque não conta as duas decisões de Libertadores, pois são consideradas em campo neutro, uma foi no Maracanã e a outra em Montevidéu, no Uruguai.
Depois de bater o Emelec no último compromisso, no Equador, por 3 a 1, o Palmeiras volta a campo na noite dessa terça-feira para duelar diante do Independiente Petrolero, na Bolívia. No Allianz Parque, os comandados de Abel Ferreira aplicaram uma senhora goleada por 8 a 1, com show de Rafael Navarro, autor de quatro gols e uma assistência.
Palmeiras na Libertadores desde 2020:
- 29 jogos
- 22 vitórias
- 5 empates
- 2 derrotas
- 82% de aproveitamento
- 77 gols (média de 2,65 por jogo)
- 18 gols sofridos (média de 0,62 por jogo)
- 16/29 jogos sem sofrer gol (55%)
- 2 títulos