Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Algo não muito comum, Dudu foi desfalque nos últimos três jogos do Palmeiras, todos pelo Brasileirão. O craque alviverde está em fase de transição após sentir dores na panturrilha direita e deve retornar contra o Atlético Mineiro, pelo primeiro confronto das oitavas de final da Libertadores.
Para ter uma comparação com o que foi o último ano, Dudu foi o único jogador a disputar todas as 38 rodadas do Brasileirão, repetindo o feito de Conca em 2010, sendo campeão a jogar todas as partidas do campeonato. Isso mostra o quão incomum é o Verdão de Abel Ferreira ter o camisa 7 como desfalque por lesão, ou até mesmo suspensão.
Sem a chegada de nenhum reforço para o segundo semestre, o Palmeiras conta somente com o retorno de Dudu para ter “força máxima” no duelo diante do Galo nessa próxima quarta-feira. Por ter conquistado mais uma vez a melhor campanha, o Verdão decide a classificação no Allianz Parque.
Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Pelo Palmeiras, Dudu tem um retrospecto bem equilibrado diante do Atlético-MG. Ao todo, são três vitórias, 10 empates e três derrotas. Antes, ele enfrentou o Galo por Grêmio e Cruzeiro.
No Verdão, marcou três vezes no confronto. Uma delas, inclusive, nessa atual temporada, ainda pela 8ª rodada do Brasileirão, no empate em 1 a 1, no Mineirão, palco do duelo dessa quarta-feira.
No entanto, o gol mais importante de Dudu diante do Atlético-MG foi na semifinal da Libertadores de 2021. O Baixola tinha retornado há pouco tempo de seu empréstimo ao futebol do Catar, e foi importante contra o São Paulo nas quartas de final, também marcando gol na classificação.
Contudo, foi ele quem marcou o decisivo gol de empate contra o Atlético Mineiro resultando na classificação do Palmeiras à grande decisão da Libertadores, diante do Flamengo, quando o Versão confirmou o bicampeonato.
Após empate em 0 a 0 no Allianz, o Galo teve o segundo jogo no Mineirão e chegou a abrir o placar com Vargas. No entanto, Dudu aproveitou bela jogada de Veron sobre Nathan Silva e fez o gol da classificação, mesmo com o empate em 1 a 1. Isso porque na ocasião ainda havia o gol fora de casa como critério de desempate.
Agora, o Palmeiras e Abel Ferreira espera que um velho conhecido, como Dudu, siga fazendo a diferença na equipe alviverde, já que reforços não chegarão, ao menos não para os duelos contra o Galo.