Foto: Divulgação/Ceará
Após a chegada de Dorival Júnior, o Ceará vem reencontrando os bons momentos, a equipe começou com pé direito o Campeonato Brasileiro, vencendo o Palmeiras, um dos candidatos ao título, fazendo uma boa campanha na Copa Sul-Americana e tendo uma classificação encaminhada para a próxima fsae da Copa do Brasil.
A evloução do Vozão se passa por diversos nomes da equipe, porém o principal se chama, Vina. O meia-atacante do Ceará é o artilheiro da equipe no ano e o maior garçom da equipe cearense, após alguns momentos de baixa, o jogador de 31 anos recuperou o bom futebol e hoje é o craque da equipe.
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Foto: Divulgação/Fluminense
Vina começou sua carreira no Paraná, em 2009, por lá atuou apenas por seis oportunidades e marcou um gol. Em 2012, o jogador foi para o Coritiba, onde esteve presente no elenco campeão estadual, mas o meia-atacante não conseguiu se destacar e somou diversos empréstimos, dessa maneira, passando por Joinville, Londrina, Tupi, Esportivo até chegar ao Anápolis, em 2014, onde teve o primeiro bom momento de sua carreira. Pelo clube foram 16 jogos e oito gols, na mesma temporada foi para o Naútico e jogando bem, despertou interesse do Fluminense.
Em 2015, chegando ao Tricolor das Laranjeiras, Vina logo se encaixou na equipe, fazendo boas atuações e sendo importante para o elenco. em uma temporada no Flu, foram 39 jogos, quatro gols e quatro assistências.
No ano de 2016, o jogador foi contratado pelo Athletico-PR, onde foi campeão estadual, marcando seis gols em 34 jogos, não foi o suficiente para Vina ficar no Furacão, e assim não foi tão aproveitado no clube. Dessa maneira, retornou ao Timbu, por empréstimo para reencontrar o bom futebol, com a camisa do time pernambucano foram 54 jogos, 11 gols e seis assistências.
Foto: Divulgação/Bahia
Ainda jovem, Vina foi contratado pelo Bahia em 2017, com contrato de duas temporadas, o jogador demorou para vingar com a camisa do Tricolor. Mas, em sua segunda temporada, o meia deslanchou, sendo o destaque do título do Campeonato Baiano, e do vice da Copa do Nordeste, em 87 partidas foram 16 gols e quatro assistências, porém não teve seu contrato ampliado com o clube.
Vindo de uma grande temporada, Vina chegou ao Atlético-MG em 2019, sobre grandes expectativas, o jogador não encantou, em 45 jogos, foram sete gols e duas assistências. E após ter um ano de baixa, o atleta foi negociado com o Vozão em 2020.
Foto: Divulgação/Atlético
Com dois anos de contrato, Vina chegou ao Ceará e logo de cara mostrou serviço, sendo Campeão Cearense e da Copa do Nordeste, tendo um grande começo de temporada, o jogador se tornou o maior artilheiro da história do clube na história da Série A, na mesma temproada o foi o jogador com mais assistências no Brasileirão, sendo eleito pela CBF o mellhor meia da competição, terminando a temporada com 23 gols e 19 assistências.
Após a melhor temporada de sua carreira, Vina despertou interesse de diversos clubes, mas em fevereiro de 2021 renovou com o Vozão até o fim de 2024, tendo o maior salário da história de um jogador atuando no futebol cearense.
Foto: Divulgação/Ceará
Em 2021, Vina teve altos e baixos com a camisa do Vozão, em certo momento a equipe brigou para escapar do rebaixamento, e assim como todo o elenco, o meia oscilou na temporada.
Com uma nova temporada, contratando reforços para qualificar o elenco e ter mais peças para o ano, o Ceará vem fazendo um bom começo de 2022, e Vina recuperando o bom futebol, dessa maneira, com 31 anos, sendo o principal jogador do elenco, e dentro de campo sendo um líder para os jovens e na referência técnica do Vozão;
Números de Vina em 2022:
- 17 jogos
- 7 gols
- 3 assistências
- 126 minutos para participar de gol
- 44 passes decisivos
- Líder em gols e assistências do time