Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Em seu pior momento em toda a temporada, o Palmeiras recebe um adversário bem complicado em casa, o Flamengo, isso depois de perder para o Botafogo por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O atual campeão já está há três rodadas sem vencer e caiu de vice-líder para a 4ª colocação.
O poderoso Palmeiras que havia perdido somente seis jogos em 72 partidas ao longo de 2022, já perdeu os mesmos seis jogos na atual temporada, sendo três delas nos últimos cinco compromissos. O Verdão vem de derrotas para Bahia, Botafogo (ambos no Brasileirão) e São Paulo (Copa do Brasil), enquanto empatou com o Athletico-PR em 2 a 2 na Arena da Baixada, depois de abrir dois gols de vantagem, e bater o Bolívar, na fase de grupos da Libertadores.
Desde o título da Libertadores sobre o Flamengo, o Palmeiras não voltou a perder mais no confronto direto. Pelo contrário, conquistou a taça da Supercopa do Brasil sobre o rival carioca por 4 a 3 ainda em janeiro deste ano.
No entanto, se tratando de jogos no Allianz Parque diante do Rubro-negro, o Verdão já não vence há cinco partidas, com duas derrotas e três empates. O último triunfo segue sendo os 2 a 0 em 2017, com dois gols marcados por Deyverson.
Com isso, o retrospecto geral entre Palmeiras x Flamengo no Allianz Parque, portanto, desde 2015, é de duas vitórias para cada lado e quatro empates. No entanto, o carioca leva a melhor nos último cinco jogos disputados na casa alviverde.
É um duelo e tanto para o Palmeiras que precisa responder no Brasileirão diante de um adversário direto. Ambos seguem como candidatos a títulos, mas na realidade estão fechando o G-4, atrás de Grêmio e Botafogo. A diferença entre eles é de apenas dois pontos, ou seja, em caso de vitória, o Verdão garante uma posição acima.
Contudo, não se pode descartar o que está envolvido na sequência: o jogo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Palmeiras perdeu para o rival São Paulo por 1 a 0 no Morumbi e precisa de nova reviravolta. Por outro lado, o Flamengo venceu o Athletico-PR por 2 a 1 de virada e joga pelo empate na Arena da Baixada.