Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio de Renato Gaúcho e Luis Suárez fez história no Campeonato Brasileiro de 2023. O Tricolor gaúcho simplesmente terminou na 2ª colocação depois de retornar da Série B, na qual ficou também com o vice.
Os 68 pontos conquistados após 38 rodadas, dois ponto atrás do campeão Palmeiras, foi a melhor campanha de um time recém-promovido na história dos pontos corridos.
Além disso, o Grêmio que nunca conquistou o Brasileirão em pontos corridos (já não vence o campeonato há 27 anos), simplesmente igualou a sua melhor colocação, o vice em 2013 para o Cruzeiro.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Maior ídolo da história do Grêmio, com grandes conquistar como jogador e técnico, Renato Gaúcho conquistou mais uma expressiva marca pelo clube, levando a disputa da Libertadores pela 8ª vez, sendo seis pelo Brasileirão, uma pelo título da Libertadores de 2017 e outra com a conquista da Copa do Brasil em 2016.
A parte ruim disso tudo em 2023 é que o sonho acabou, não foi possível terminar a temporada com um título de expressão. Ou seja, Luis Suárez se despede do clube apenas com a conquista da Recopa Gaúcha e o Campeonato Gaúcho.
De qualquer forma, o craque uruguaio deixa o Tricolor com um feito histórico e sendo eleito o melhor jogador do Brasileirão 2023, no Bola de Ouro da ESPN. Com a camisa gremista, Suárez marcou 29 gols e concedeu 17 assistências, isso em 54 partidas na temporada, sendo então o artilheiro e o maior garçom do time no ano.