Foto: Pedro Souza / Atlético
Entre os brasileiros, somente o Atlético Mineiro estreou com vitória na estreia da Libertadores 2024. E com direito a goleada, batendo o Caracas, na Venezuela, por 4 a 1, com gols de Bruno Fuchs, Arana e Paulinho, duas vezes.
Dos sete clubes que representam o Brasil na fase de grupos da Libertadores, Flamengo, Palmeiras e Fluminense ficaram apenas no empate.
Por outro lado, Grêmio, Botafogo e São Paulo estrearam com derrota. Diferença é que o Glorioso atuou em casa, no Nilton Santos, e perdeu por 3 a 1 para o Junior Barranquilla.
Grêmio e Palmeiras adotaram a mesma estratégia poupando titulares e dando prioridade ao segundo jogo da decisão no estadual. Algo que o Atlético-MG não fez.
O Galo foi praticamente com força máxima, com seus principais jogadores iniciando a partida, incluíndo o atacante Hulk – que teve um gol anulado. Paulinho marcou dois gols, o zagueiro Bruno Fuchs, que marcou contra o Cruzeiro, balançou a rede outra vez e Arana também deixou o dele.
Agora, o Atlético volta as atenções para o segundo e decisivo jogo contra o Cruzeiro valendo o título do Campeonato Mineiro. A equipe alvinegra tem que vencer, já que o rival obteve a melhor campanha na primeira fase.
Campeão do estadual desde 2020, o Galo vai em busca pentacampeonato. Caso não consiga o título, voltará a vencer o Cruzeiro campeão após cinco anos. O último título do Cabuloso foi em 2019.