Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense
O Fluminense segue vivendo o dia 4 de novembro, quando terá uma nova oportunidade de vencer o título inédito da Libertadores. Para ser ainda mais especial, o jogo será no Maracanã, diante de boa parte da sua torcida frente ao Boca Juniors. Faltam 12 dias.
O detalhe é que o Tricolor das Laranjeiras não pode se dar ao luxo de “abandonar” o Campeonato Brasileiro, ou algo parecido, como parece que vem acontecendo. A equipe não venceu nenhuma das últimas quatro rodadas, com três derrotas e o empate em 3 a 3 contra o Corinthians.
Com essa sequência, o Flu simplesmente caiu para a 9ª colocação, com 42 pontos. A distância para o Palmeiras, primeiro time dentro do G-4, já é de cinco pontos. Ou seja, não é uma situação confortável no momento.
Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense
Todas as fichas estão, neste momento, na Libertadores. Mas em caso de derrota na decisão para o Boca Juniors, o que seria normal, pode ir do céu ao inferno, com a possibilidade de nem se classificar para a próxima edição de Libertadores.
Dos últimos 18 pontos, o Fluminense obteve somente quatro, com vitória simples contra o Cruzeiro e um empate. Fora isso, sofreu quatro derrotas. É preciso, portanto, valorizar e voltar as atenções para o campeonato, deixando a Glória Eterna quando chegar novembro.
Até lá, o Flu tem mais três rodadas: contra Goiás, Atlético-MG e Bahia, esses últimos dois sendo fora de casa. Muito provavelmente a equipe irá com time reserva em Salvador, podendo já ir poupando algumas peças a partir do jogo contra o Galo.
Vencer o Goiás, 16º colocado e que briga contra o rebaixamento, se torna mais que obrigação do Flu em dar uma resposta no campeonato e até mesmo para se manter entre os melhores colocados. Pelo menos a distância para o São Paulo, 10º colocado, é de quatro pontos.