Foto: Divulgação/ Olimpia
O Fluminense foi derrotado para o Olimpia nos pênaltis e foi eliminado na 3ª fase da Pré-Libertadores. Dessa maneira, a equipe não alcança o objetivo de chegar na fase de grupos do torneio mais importante do continente. Após abrir uma boa vantagem em casa, o Tricolor está fora de forma precoce da competição.
Dessa maneira, mantendo a escrita dos últimos anos, desde 2018, um brasileiro cai nas frases preliminares do torneio. Sendo assim, se juntando ao Corinthians, Chapecoense, Grêmio e São Paulo. Com a eliminação, a equipe irá jogar a fase de grupos da Copa Sul-Americana, ademais, deixou de ganhar cerca de R$ 15 milhões.
Foto: Divulgação/ Fluminense
Em 2017 a Pré aumentou para duas fases, portanto, aumentando ainda mais a dificuldade. Dessa maneira, em 2018 a Chapecoense, após alcançar o oitava lugar do Brasileirão passado, foi eliminada pelo Nacional-URU, com duas derrotas pelo placar mínimo.
Em 2019 foi a vez do tão tradicional na competição cair, o São Paulo perdeu para o Talleres-ARG, o Tricolor perdeu fora de casa por 2 a 0, e no Morumbi as equipes não saíram do 0 a 0. Também proporcionando um dos maiores vexames da história do clube.
Em 2020 foi a novamente a vez do Corinthians não conseguir avançar, o time paulista já havia sido eliminado em 2011, para o Tolima. Contra o Guaraní-PAR, o Timão foi eliminado no gol fora, a equipe perdeu por 2 a 0, fora de casa e venceu por 2 a 1 em Itaquera mas, não foi o suficiente para avançar.
Mais uma equipe de tradição na Libertadores, dessa maneira, a bola da vez foi o Grêmio. A equipe gaúcha foi eliminada com duas derrotas por 2 a 1 para o Del Valle-EQU.
E Agora, o Flu que até passou pela 1ª fase, eliminando o Millonarios, não conseguiu sucesso. Por outro lado, o América-MG não entrou nesta lista e avançou para a fase de grupos em sua primeira vez disputando a competição.
O Fluminense será o sétimo time a jogar a Sula em 2022, ao lado do Atlético-GO, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá.