Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Para confirmarem o protagonismo no futebol brasileiro, Flamengo e Palmeiras duelam neste domingo pelo título da Supercopa do Brasil, no Mané Garrincha. Enquanto o Rubro-negro conquistou o bicampeonato no Brasileirão, o Verdão levou a Copa do Brasil e por isso passam a disputar a taça simbólica como o melhor time nacional.
Com a conquista, o Flamengo pode se tornar o maior campeão da competição também com o bicampeonato, uma vez que venceu o Athletico Paranense em 2020 na última edição da Supercopa do Brasil. O Grêmio que levou o primeiro título em 1990, contra o Vasco, na ocasião, havia jogo de ida e volta. Já no ano seguinte, o Corinthians, campeão brasileiro, superou o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, por 1 a 0 no Morumbi. Desde então, o torneio voltou a ser realizado somente em 2020, quando os cariocas venceram o Furacão.
Ambos os times, tanto Flamengo, quanto Palmeiras, sequer estão com três semanas de treinos com o time principal, devido as folgas após conquistarem os respectivos títulos ao término da última temporada, em fevereiro. Contudo, o Flamengo chega com um certo favoritismo sobre o Verdão, em alguns aspectos.
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
O primeiro de todos é que o Mengão mantém um retrospecto positivo no confronto direto desde a formação da grande equipe com o Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. A última derrota foi em novembro de 2017, quando Deyverson marcou dois gols contra Diego Alves no Allianz Parque. Desde então, a equipe rubro-negra não sabe o que é perder para o rival.
De lá para cá foram seis jogos com três vitórias e três empates, sendo, desde 2019, três vitórias em quatro jogos. Nesse período, dois triunfos resultaram em demissões na equipe alviverde. Primeiro foi Felipão, que foi desligado do clube após a derrota por 3 a 0 no Maracanã, em setembro de 2019. Apenas três meses depois, foi a vez de Mano Menezes ser demitido, após novo revés, também por três gols, desta vez no Allianz Parque.
Apesar do retrospecto recente ruim, com a equipe principal não perde desde a eliminação no Mundial de Clubes para o Tigres, no início de fevereiro. A equipe de Abel Ferreira conta com sua solidez defensiva, com Weverton e Gustavo Gómez, tido como principais jogadores do continente em suas posições, além do bom apoio do uruguaio Matías Viña.
Mas o Verdão conta com um desfalque importante no setor ofensivo: a ausência de Luiz Adriano. O camisa 10 foi o artilheiro da equipe em 2020 e em campo, passa a ser a grande referência, mudando completamente o estilo de jogo do time, com suas movimentações e jogadas de ‘pivô’, além de toda sua qualidade com a bola no pé. Além disso, Gabriel Menino e Wesley ainda são dúvidas para o duelo.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Outro fator a favor do Flamengo é o único título disputado com o Palmeiras em toda a história: a decisão da Copa Mercosul de 1999. Na ocasião, a equipe carioca venceu o primeiro jogo por 4 a 3, na volta, o alviverde vencia por 3 a 2 na segunda etapa, até que o empate aconteceu nos perto dos 40 minutos de jogo, e resultou no título rubro-negro.
Houve também outras decisões entre Flamengo x Palmeiras, estas extra-oficiais, somando cinco ao todo. Com isso, o Verdão soma três títulos contra dois do Mengão, mas somente um que vale oficialmente, assim como a Supercopa de amanhã. E deu Flamengo na Copa Mercosul de 1999.
Foto: Reprodução
Portanto, além do contexto atual, o Flamengo tem um leve favoritismo para conquistar o bicampeonato da Supercopa do Brasil e se tornar o maior campeão da competição, já sendo o que mais disputou finais no torneio. Por outro lado, o Palmeiras busca a 16ª conquista nacional para se isolar ainda mais como o maior campeão do Brasil.