Foto: Divulgação/FIFA
O Flamengo embarca para Marrocos nesta quinta-feira (02), para disputar o Mundial de Clubes, único título que falta na prateleira da equipe neste período de conquistas. O Mengão faz sua estreia na competição no dia 07 de fevereiro pela semifinal contra Wydad Casablanca ou Al Hilal.
Após ganhar dois títulos em 2022, a equipe rubro-negra começou 2023 com um novo treinador e logo de cara duas decisões, na primeira foi derrotada para o Palmeiras, pela Supercopa do Brasil, porém o principal objetivo do primeiro semestre, é o Mundial, que caso passe da semifinal, deve enfrentar o Real Madrid na final, campeão da UEFA Champions League.
O time brasileiro vai para o Mundial com um grande objetivo, quebrar a hegemonia do futebol europeu na competição, o último time sul-americano e brasileiro há vencer o torneio, foi o Corinthians, em 2012, quando venceu o Chelsea por 1 a 0, no Japão.
Foto: Divulgação/Flamengo
Além do duro desafio de vencer uma grande equipe europeia, o Flamengo certamente terá grandes desafios já na semifinal, e tem que entrar focado para não ser surpreendido logo na estreia, assim como aconteceu com algumas equipes favoritas, caso do Atlético-MG de Ronaldinho em 2013, quando perdeu para o Raja Casablanca.
Além do Galo, outras equipes sul-americanas que eram favoritas para chegar na decisão caíram na semifinal. Em 2016, o Atlético Nacional-COL, foi eliminado para o Kashima Antlers, por 3 a 0. No ano de 2018, o todo poderoso River Plate caiu para o Al Ain, nos pênaltis, e o último acontecimento foi com o Palmeiras no ano de 2020, quando foi derrotado para o Tigres, do México por 1 a 0.
O Flamengo que foi vice para o Liverpool em 2019, levou um susto na estreia contra o Al-Hilal, naquela ocasião, a equipe do técnico Jorge Jesus saiu perdendo, e virou a partida após uma grande atuação na segunda etapa, chegando na final e perdendo para os Reds por 1 a 0, na prorrogação.
Foto: Divulgação/FIFA
Pelo caminho, além de um bom adversário na semifinal, em caso de avançar para decisão, o Mengão terá o maior vencedor da competição, o Real Madrid soma sete títulos do Mundial de Clubes, a última conquista no ano de 2018.
Mesmo com o time espanhol não vivendo seu melhor momento, chega no Mundial como amplo favorito para ser campeão. Ainda se formando com o técnico Vítor Pereira, o Mengão não chega no Marrocos totalmente pronto, como foi em 2019, ademais, naquela ocasião a competição era no fim de temporada, e agora é no começo.
Caso vença, o Fla quebra uma hegemonia de 10 anos dos clubes europeus, e irá conquistar o Mundo pela segunda vez, o primeiro título foi no ano de 1981.
Hegemonia dos europeus no Mundial de Clubes:
- 2013: Bayern de Munique (Alemanha
- 2014: Real Madrid (Espanha)
- 2015: Barcelona (Espanha)
- 2016: Real Madrid (Espanha)
- 2017: Real Madrid (Espanha)
- 2018: Real Madrid (Espanha)
- 2019: Liverpool (Inglaterra)
- 2020: Bayern de Munique (Alemanha)
- 2021: Chelsea (Inglaterra)