A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), juntamente com os clubes, finalizou a produção do protocolo “Jogo seguro”. Visando fundamentar de maneira segura a volta do futebol carioca, o documento foi apresentado na tarde dessa quarta-feira, 15, em reunião por videoconferência entre representantes das entidades.
Como a equipe Joga 10 News já havia noticiado, federação e departamentos médicos dos clubes se reuniram na segunda-feira, 13, para debater o assunto. A partir desse encontro, a ideia intitulada de “Jogo seguro” foi estruturada e apresentada agora com seu texto finalizado.
Mesmo com o decreto estadual que suspende atividades que possam causar aglomeração até 30 de abril, o documento visa, “em momento oportuno”, ser um norte “para todos os clubes quando do reinício progressivo das atividades de treinamento”.
Em nota, a Ferj comunicou que o “Jogo seguro” aborda diversos itens, como “objetivos, aspectos técnicos sobre o Coronavírus e a Covid-19, pré-requisitos para retorno às atividades de treinamento, testes diagnósticos, transporte, vestiários, fisioterapia, departamento médico, nutrição, academia, rouparia/lavanderia e rotina de treinos”.
Esses itens foram detalhados em documento chamado de “Recomendações médicas para retorno ao futebol”. “Cabe ressaltar que alterações, ajustes, aperfeiçoamentos e adequações poderão ser feitos a qualquer tempo”, evidenciou a nota.