A FPF (Federação Paulista de Futebol) se reunirá na próxima segunda feira com representantes dos clubes paulistas para discutirem a sugestão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que seria o retorno dos estaduais no dia 17 de maio.Devido ao aumento do número de casos do COVID-19, a entidade entende que o governo estadual não permitirá o retorno do campeonato paulista, ainda mais por São Paulo ser o “epicentro” do vírus, sendo o estado mais infectado do país.
Porém, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, e o secretário geral, Walter Feldman, se reuniram por videoconferência, na última terça feira, 28, com os presidentes de cada federação estadual para debater o retorno gradativo das atividades, das competições e sobre possíveis alterações no calendário.
A CBF passou a informação para os dirigentes de que as conversas com o governo federal e os órgãos de saúde estão caminhando bem para um retorno das atividades a partir de maio, dependendo da situação de cada estado em relação ao COVID-19. Na última segunda-feira, 27, o infectologista Daniel Uip, chefe do Comitê de Contingência do Coronavírus do governo de São Paulo, se reuniu, através de vídeo conferência, com médicos de clubes das 3 primeiras divisões do campeonato paulista.
O Infectologista recomendou aos clubes para que esperem até 8 de maio, sexta-feira, dia em que o governador de São Paulo, João Dória, anunciará o plano de saída da quarentena. As novas medidas ou prolongamento do isolamento social vão valer a partir da segunda-feira seguinte, 11 de maio. E a partir dessa informação, os clubes poderão começar a definir um cronograma para a retomada das atividades.