Foto: Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo nunca perdeu para o Criciúma jogando em casa. Foram poucos jogos, é verdade, apenas seis, com quatro vitórias e dois empates. Porém, o Fogão sofreu somente um gol nesses confrontos, enquanto balançou as redes 13 vezes.
O último encontro com mando de campo do Glorioso foi ainda na Série B de 2015. Antes disso, teve uma senhora goleada por 6 a 0 no Brasileirão de 2014, com dois gols de Emerson Sheik, dois de Daniel e um de Wallyson.
Na atual temporada, o Botafogo soma 21 vitórias em 31 jogos como mandante. São sete jogos de invencibilidade, com quatro vitórias e três empates no momento. Já o Criciúma sofreu 12 derrotas em 25 jogos fora de casa, com apenas oito vitórias.
Aliás, o Tigre não empata como visitante há 14 partidas. São 10 derrotas e quatro vitórias. Último e até então único empate fora de casa no Brasileirão foi ainda em 17 de abril, jogo válido pela 2ª rodada.
Botafogo mandante contra o Criciúma:
6 jogos
4 vitórias
2 empates
13 gols marcados
1 gol sofrido
Botafogo 0x0 Criciúma – Série B 2015
Botafogo 6×0 Criciúma – Brasileirão 2014
Botafogo 3×0 Criciúma – Brasileirão 2013
Botafogo 1×1 Criciúma – Brasileirão 2004
Botafogo 2×0 Criciúma – Copa do Brasil 1999
Botafogo 1×0 Criciúma – Brasileirão 1996
Foto: Vitor Silva/SSPress
Para a partida dessa próxima sexta-feira, resta saber qual será a estratégia do técnico Arthur Jorge já que boa parte dos titulares foram convocados e chegarão dos jogos com suas respectivas seleções, considerando o fato que a próxima partida será a ida das semifinais da Libertadores contra o Peñarol. Portanto, um time alternativo não será uma surpresa.
Por outro lado, o Criciúma não irá contar com Newton e Patrick Paula, já que os meio-campistas pertencem ao Botafogo e por força de contrato serão desfalques. O Tigre vem de uma importante vitória sobre o lanterna Atlético-GO e quer somar ponto para aumentar vantagem da zona do rebaixamento.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DA RODADA DO BRASILEIRÃO
Vencendo ou empatando, o Botafogo segue na liderança do Brasileirão. Se empatar, o Glorioso terá no mínimo um ponto de vantagem do Palmeiras, caso o Verdão vença o Juventude fora de casa.
Já o Criciúma pode perder até duas posições na tabela caso empate ou perca o jogo contra o Botafogo. A equipe tem 35 pontos em 29 jogos, enquanto tem RB Bragantino e Juventude logo atrás com 34 pontos.