Foto: Daniel Ramalho/Vasco
O Vasco teve uma estreia de Campeonato Brasileiro empolgante e inesperada ao bater o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, abrindo dois gols de vantagem e garantindo os três pontos com vitória por 2 a 1. No entanto, vai para a 11ª rodada diante do Goiás somente com essa vitória na competição.
O recorte após esse período é tão ruim que se tornou a pior campanha do Gigante da Colina após 10 rodadas. Na atual edição, a equipe soma seis pontos, com uma vitória, três empates e seis (!) derrotas. Com isso, é o penúltico colocado na tabela, à frente do Coritiba que sete quatro pontos e é o único sem vencer no campeonato.
O cenário passa a ser tão ruim quando tem conhecimento de que faz uma pior campanha até mesmo de temporadas anteriores (2020, 2015, 2013 e 2008) em que o clube acabou sendo rebaixado.
O ano de 2020 foi completamente o oposto, quando chegou até a liderar o Brasileirão. Após 10 rodadas, contudo, era o 3º colocado. Já em 2015 tinha nove pontos e estava em 18º lugar. No ano de 2013 pertencia a parte de cima da tabela com 14 pontos, assim como em 2008, em 7º lugar com 10 pontos.
São cinco derrotas seguidas e a equipe já não vence há nove partidas em um período de dois meses. Fora da Copa do Brasil pode ser sido eliminado para o ABC ainda na 2ª fase, o Vasco tem somente o Brasileirão para disputar.
E esse fator que é ainda mais curioso. O Gigante da Colina é um dos poucos clubes que têm apenas o Campeonato Brasileiro para disputar desde as primeiras rodadas. E mesmo assim não consegue tirar proveito de adversários que disputam tanto a Copa do Brasil como outros torneios como Libertadores e Sul-Americana, que estão mais desgastadas sem semanas livres para recuperar jogadores e ter mais tempo para treinamentos.
Apesar do péssimo início de campeonato, a diretoria vascaína bancou e Maurício Barbieri permanecerá no cargo de técnico. Contudo, os próximos compromissos serão fundamentais para uma breve recuperação, buscando sair do Z-4, diante de Goiás e Cuiabá, com os dois jogos sendo em São Januário.