Foto- Cris Mattos -STAFF IMAGES
O Campeonato Mineiro e o Campeonato Paulista têm um sistema de classificação na primeira fase quase que idêntico, embora o primeiro conta com 12 times e o segundo com 16. Fato é que Cruzeiro e Santos chegam para a última rodada em um cenário semelhante, com grande chance de serem eliminados na fase de grupos.
Para o Santos não seria uma novidade. Isso porque o Peixe foi eliminado na fase de grupos das últimas duas edições do Paulista (2021 e 2022). Mas seria para o Cruzeiro, que está em 5º lugar na classificação geral e apenas o quatro melhores avançam.
No Mineiro, são três grupos com quatro times. Avançam os três primeiros colocados de cada grupo e o 2º melhor colocado, que nada mais é do que o 4º melhor na classificação geral. Nesse momento, por exemplo, seria o Athletic, que tem 12 pontos e está no Grupo A, do Atlético-MG, que tem 17.
Para a última rodada, o Cruzeiro precisa vencer o Democrata SLe ainda contar com um empate ou uma derrota do Tombense para o América-MG. Se ambos os times vencerem, a Raposa recisará ser melhor nos critérios de desempate, que são: maior número de vitórias, maior saldo de gols, mais gols marcados, menor número de cartões vermelhos e menor número de cartões amarelos (nesta ordem).
O Cruzeiro até pode avançar com um empate. No entanto, o Tombense precisa perder, além de torcer para que o Democrata-GV e Ipatinga também não vençam. Vale destacar que o Ipatinga enfrenta o Athletic, atual melhor 4º na classificação geral e também é de interesse do Cruzeiro, caso não alcance o primeiro lugar no Grupo C.
De qualquer forma, a equipe comandada pelo técnico Paulo Pezzolano precisa, antes de tudo, vencer, para ai sim melhorar as condições e imaginar a classificação para as semifinais. A princípio, todos os jogos serão realizados simultaneamente às 16h30, já neste próximo sábado (4).
Foto: Raul Baretta/ Santos
Do lado do Santos é um pouco mais simples em comparação ao regulamento. Avançam somente os dois melhores de cada grupo (são quatro com quatro times). E o Peixe está em 3º lugar do Grupo A, com os mesmos 14 pontos do Botafogo-SP – o RB Bragantino é líder com 17 pontos.
O Peixe enfrenta o Ituano, fora de casa. O time do interior de São Paulo tem oito pontos e briga por uma vaga com São Bento (10) e Ferroviária (8) no Grupo C, que tem o Corinthians como líder com 19 pontos.
Em contrapartida, o adversário direto do Santos no Grupo A, o Botafogo-SP recebe o São Paulo, em casa. O detalhe é que o Tricolor paulista briga pela liderança do Grupo B junto com o Água Santa. Ambos somam os mesmos 20 pontos, mas a liderança do grupo garante o mando de campo em jogo único nas quartas de final do estadual.
Portanto, Cruzeiro e Santos chegam para a última rodada em situações semelhantes, já que não dependem de si mesmos para avançar à fase seguinte dos respectivos estaduais. Na melhor das hipóteses, precisam vencer e ao mesmo tempo torcer (já que os jogos são simultâneos) contra os adversários para atingir o objetivo que é classificar para as eliminatórias dos estaduais.