Foto: Vitor Silva/Botafogo
Na primeira final da Taça Rio, o Botafogo foi com força máxima e goleou o Boavista por 4 a 0, ficando muito próximo do bicampeonato da Taça Rio.
Tiquinho Soares balançou as redes em duas oportunidades, Júnior Santos, em alta, deixou sua marca e ainda deu tempo de Yarlen marcar o quarto gol do Glorioso. Sendo assim, pode se dar ao luxo de perder por até 3 a 0 no jogo de volta e ficar com o título simbólico.
Na última temporada, o Botafogo ficou com a taça depois de bater o Audax Rio por 7 a 3 no agregado. No entanto, a conquista foi pouco celebrada pelos jogadores.
A Taça Rio se torna um torneio simbólico, já que significa que o clube não conseguiu avançar para as fases finais do Carioca. Na primeira fase, somente os quatro melhores avançam. E nas últimas duas edições a equipe botafoguense ficou na 5ª colocação.
O Glorioso chegou a nove jogos de invencibilidade e vai ganhando moral próximo a estreia na fase de grupos da Libertadores e Brasileirão. São sete vitórias e dois empates desde a derrota para o Vasco por 4 a 2, na Taça Guanabara.
De lá para cá, o Botafogo conseguiu o objetivo de eliminar Aurora e Red Bull Bragantino para chegar na fase de grupos da Libertadores 2024.