Foto: Leandro Amorim/Vasco
O Vasco goleou a Portuguesa-RJ por 4 a 0 em São Januário e evitou a possibilidade de ficar fora das fases finais do Carioca. O Botafogo havia vencido o Fluminense estava passando o Cruzmaltino na última rodada.
Com 22 pontos em 11 jogos, o Vasco terminou a Taça Guanabara na 3ª colocação com 22 pontos, cinco atrás do campeão Flamengo e dois a mais que o Botafogo, 5º colocado – eliminado na primeira fase pelo segundo ano consecutivo.
Com isso, o Gigante da Colina vai enfrentar o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca. O outro confronto será entre Flamengo e Fluminense. Ou seja, em tese, o Vasco evitou um clássico complicado pela frente e entre as opções pegou o adversário mais simples.
Ao mesmo tempo gera uma expectativa e quase que obrigação do Vasco em chegar na decisão e aguardar por Flamengo ou Fluminense. Contudo, é bom ressaltar que o Nova Iguaçu teve uma campanha superior a do time alvinegro, que só perdeu para o Flumineense.
Inclusive, o Nova Iguaçu venceu o próprio Vasco por 2 a 0 na 5ª rodada. Naquela ocasião, o Vasco optou por uum time alternativo em campo. Vegetti, Payet e Piton, por exemplo, entraram no segundo tempo. De qualquer forma, a ‘Laranja Mecânica’ vem de quatro vitórias consecutivas.
O Vasco, por outro lado, também vem de quatro vitórias consecutivas e a única derrota na temporada foi justamente para o Nova Iguaçu. Antes da primeira partida na semifinal do Carioca, a equipe enfrenta o Água Santa pela 2ª fase da Copa do Brasil, já na próxima quinta-feira, às 20h.