Foto: Vitor Silva/Botafogo
Ainda está longe de acabar, mas o Botafogo já faz um início de Campeonato Brasileiro muito acima do esperado. Pode ter torcedor do Glorioso pensando: “Se for um sonho, não me acorde”. São oito vitórias em 10 rodadas e 24 pontos conquistados com direito a liderança, quando o campeonato é paralisado para os jogos da data Fifa.
O feito já é inédito para o Fogão no campeonato de pontos corridos. A campanha já se tornou a quarta maior pontuação de um clube na história após 10 rodadas, ficando atrás apenas do Palmeiras de 2019 com 26, Corinthians com as campanhas de 2011 e 2017, e o Atlético-MG de 2012 com 25.
Algo que chama atenção é que: das cinco melhores campanhas após 10 rodadas, somente o Corinthians ficou com o título. Em 2019, o Palmeiras terminou em 3º lugar, e o Atlético-MG foi vice-campeão em 2012. Portanto, “liga o alerta” para o Glorioso.
Botafogo brigando na parte de cima da tabela era algo longe dos prognósticos. A equipe terminou sendo eliminada na Taça Guanabara sem conseguir avançar entre os quatro melhores para o Carioca, ficando atrás do Volta Redonda. Além disso, quase se despediu de forma precoce na 1ª fase da Copa do Brasil contra o Sergipe, marcando gol de empate já nos acréscimos.
E apesar das oito vitórias em 10 rodadas, o Botafogo bateu adversários que esses sim estavam (e seguem) como candidatos a títulos: Flamengo, Atlético-MG e Fluminense. Todos os citados estão entre os cinco melhores colocados. Somente o Palmeiras, vice-colocado, que o Glorioso ainda não enfrentou. Será um jogo depois do retorno do campeonato, na 12ª rodada, no Allianz Parque. Antes, enfrenta o Cuiabá, fora de casa.
Até aqui, o Botafogo é líder com oito vitórias e duas derrotas (Goiás e Athletico), 18 gols marcados e sete sofridos. O grande destaque é Tiquinho Soares, artilheiro do campeonato com oito gols.