Apesar da recente classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, o Bahia já não vence há sete partidas e vive pior momento na temporada. A equipe segue oscilando e está próxima de entrar na zona do rebaixamento em caso de mais um jogo sem vitória no fim de semana.
Pressionado por parte da torcida, o técnico Renato Paiva terá desfalques importantes para o duelo contra o Cruzeiro. Além de Vitor Jacaré e Biel, os quais o português revelou que levará até meses para voltar a retornarem de lesão, até mesmo o substituto imediato se lesionou: o atacante Ademir. Eles se juntam aos zagueiros Marcos Victor e Raul Gustavo no departamento médico.
Biel e Jacaré são peças fundamentais para o Bahia em 2023. A dupla soma 14 gols e 10 assistências na temporada. Somente o centroavante Everaldo tem número superior no quesito gols, onde é o artilheiro do elenco com 11, mas os outros dois atacantes aparecem logo depois, assim como lideram o ranking de assistências.
Sem muitas opções, restaram Kayky e Arthur Sales como opções no ataque ao lado de Cauly e Everaldo. O primeiro deve ser o escolhido por Renato Paiva para o duelo contra o Cruzeiro em jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão.
Após um alto investimento superior a 70 milhões de reais no início da temporada, o que não foi suficiente para realizar um bom trabalho na Copa do Nordeste, ficando apenas com o título estadual, o Bahia liga o alerta para carências no elenco visando a sequência do Brasileirão, além da fase final da Copa do Brasil, onde enfrentará o Grêmio nas quartas de final.
Mas o foco princiapal do ano é a permanência na elite do futebol brasileiro. Contudo, os números não são dos melhores no início do campeonato, com cinco derrotas em nove rodadas e apenas um ponto de distância do Z-4, que tem Goiás, América-MG, Vasco e Coritiba.
Em caso de derrota ou novo empate diante do Cruzeiro, o Bahia pode ser ultrapassado por outros cinco times e fatalmente irá terminar a 10ª rodada entre os quatro piores times do Brasileirão.
Nos últimos sete compromissos, o Bahia empatou quatro vezes e perdeu os outros três jogos. Nesse período, balançou as redes em apenas quatro oportunidades, enquanto sofreu 10 gols. Apesar de não vencer nesse recorte, empatou com o Santos duas vezes e eliminou o Peixe nos pênaltis, avançando às quartas de final da Copa do Brasil.