Foto: Wagner Meier/Getty Images
O Corinthians tem um começo de 2024 muito movimentado, seja na diretoria, beira do gramado e também no plantel. Com uma nova gestão e uma mudança de técnico logo no começo da temporada, aos poucos o Timão vem se estruturando para evoluir e brigar por grandes feitos.
Já eliminado do Campeonato Paulista, o Timão em 2024 está na 2ª fase da Copa do Brasil, onde irá enfrentar o São Bernardo e na fase de grupos da Copa Sul-Americana, além do Campeonato Brasileiro. Antes dessas competições terem início, António Oliveira busca montar o time ideal e encaixar os reforços.
Um reforço que vem dentro do próprio elenco é o volante Paulinho, ídolo do clube, o atleta de 35 anos está em fase final de recuperação de uma lesão no joelho e deve ser liberado para voltar aos gramados em breve.
Paulinho não entra em campo desde 24 de maio de 2023, quando se lesionou com apenas 28 minutos na partida válida pela fase de grupos da Copa Libertadores da América, fora de casa, contra o Argentinos Juniors.
O volante se lesionou em um momento importante desta sua segunda passagem pelo Timão, Paulinho estava sendo titular atuando como primeiro volante, sendo uma baita achada de Vanderlei Luxemburgo. Com a lesão séria ele ficou de fora do restante da temporada e do começo de 2024.
Foto: Miguel Schincariol/Getty Images
Ídolo do clube onde conquistou os principais títulos da história do Corinthians, Paulinho retornou ao Timão em 2022, após nove anos fora do Brasil. Com 33 anos, ele retornou ao Parque São Jorge sem custos, já que estava livre no mercado após rescindir com o Al-Ahli, da Arábia Saudita.
Na temporada 2022, Paulinho começou com altos e baixos, assim como o Timão. Ele foi reserva nas três primeira partidas do ano, quando a equipe ainda era comandada por Sylvinho. Ganhando uma sequência de titular com o interino na ocasião Fernando Lázaro, e com a chegada de Vítor Pereira, o volante começou a desenvolver seu melhor futebol, marcando gols e tendo uma alta minutagem.
Se encaixando no estilo de jogo de Vítor Pereira e evoluindo com a equipe, Paulinho teve sua primeira grave lesão em seu retorno ao Timão, quando teve a mesma baixa da temporada passada, no dia 01 de maio, contra o Fortaleza pelo Brasileirão na Neo Química Arena.
Dessa maneira, o jogador perdeu o restante da temporada onde somou 20 partidas e quatro gols marcados.
Em 2023, Paulinho começou a temporada ganhando minutos, e no banco de reservas. Para se recuperar bem, ele viajou para os Emirados Árabes, buscando um melhor tratamento. Em um ano muito conturbado na diretoria e também na beira do gramado as coisas não pareciam andar para o elenco e atleta, mas com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, ele começou a ser escalado como primeiro volante e se destacando na posição.
Usando sua experiência para ajudar o elenco em um momento ruim, Paulinho ganhou uma sequência de titular e sendo importante para o Timão. Antes da lesão, o jogador foi titular em nove de 10 jogos. No total foram 19 jogos e dois gols marcados na temporada passada.
Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
Passando por uma reformulação e com muitas saídas, Paulinho segue no Timão, tendo contrato até o meio da temporada, ele deve voltar aos gramados em curto prazo. Ele vem treinando com bola e numa recuperação muito forte, dessa maneira, deve se tornar uma opção para o técnico António Olveira.
A tendência é que tenha minutos e caso esteja saudável, o volante deve ter seu contrato ampliado pelo menos até o restante de 2024. Podendo atuar em todas posições do meio-campo, certamente Paulinho irá voltar para compor o elenco e buscar seu espaço.
Pensando no futuro, o jogador não deve estar nos planos de reformulação do plantel, porém pode ajudar o elenco sendo opção para momentos importantes e até quem sabe como titular, além de ajudar os garotos da base na transição para o profissional.
Paulinho completa 36 anos em julho, mesmo 100% recuperado, ele não deve ficar no Corinthians por mais temporadas, mas terá mercado no futebol brasileiro estando livre no mercado. Desde sua volta ao Brasil ele soma 39 jogos e seis gols marcados.