Em fevereiro de 2022, sete técnicos já haviam sido demitidos; Quem será o primeiro em 2023?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divulgação

Há um ano, em 18 de fevereiro de 2022, sete (!) técnicos já havia sido demitidos apenas entre os 20 clubes da Série A. Nesses casos estavam envolvidos Sylvinho, no Corinthians, e Fábio Carille, no Santos.

Detalhe que chama atenção é que ambos os times não tiveram, mais uma vez, um bom início de temporada. No Timão, a diferença é que conquistou uma vitória importante sobre o São Paulo, diferente da equipe comandada por Sylvinho, que perdeu em casa para o Santos e foi o suficiente para dar adeus com três jogos em 2022.

Já o Santos, hoje com Odair Hellmann, segue nas mesmas condições ou talvez até pior. São apenas duas vitórias em oito jogos, e já sofrendo duas pancadas em clássicos, ambas por 3 a 1 para Palmeiras e São Paulo. E o cenário de uma eventual eliminação na fase de grupos do estadual também é o mesmo.

Estariam os clubes mais pacientes nesse início de temporada? Ao contrário de um ano atrás, quando já haviam sete treinadores demitidos, em 2023 todos que iniciaram os trabalhos seguem no cargo. Mas as fases finais estão próximas.

Foto: Raul Baretta / Santos FC

Dos 20 times da Série A, nove iniciaram o ano com um novo comando, os casos de Vasco (Barbieri), Santos (Odair Hellmann), Goiás (Guto Ferreira), Flamengo (Vitor Pereira), Cuiabá (Ivo Vieira), Coritiba (António Oliveira), RB Bragantino (Pedro Caixinha), Corinthians (Fernando Lázaro) e o Bahia (Renato Paiva). Talvez isso explica o motivo da não demissão de alguns técnicos em determinados clubes, já que metade estão apenas começando um novo projeto.

Dos principais clube, Vitor Pereira no Flamengo é o que parece ter mais complicações nas próximas semanas pelo nível de exigência de seu torcedor, muito também pelas decepções na Supercopa do Brasil e Mundial de Clubes. E o Corinthians com Fernando Lázaro também é outro, a depender dos próximos dias, principalmente do clássico contra o rival Palmeiras, em casa, na próxima quinta-feira.

Conhecendo os cartolas no futebol brasileiro não dá para descartar possíveis demissões de técnicos após começar as fases eliminatórias nos estaduais, prevendo já o início do Campeonato Brasileiro. Mas no momento não há um cenário muito claro de quem será o primeiro técnico a ser demitido em 2023.

Contudo, fato é que o cenário para o futebol brasileiro já é melhor do que no ano anterior, quando em um mês de trabalho (ou nem isso), já haviam sete mudanças no comando do técnico: Sylvinho-Corinthians (02/02); Claudinei Oliveira-Avaí (06/02); Marcelo Cabo-Atlético-GO* (07/02); James Freitas-Athletico-PR** (08/02); Jair Ventura-Juventude (11/02); Enderson Moreira-Botafogo (11/02); Fábio Carille-Santos (18/02).

*Alegou ter pedido demissão por discordâncias com a diretoria | **Estava como técnico do time no Campeonato Paranaense

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times