Em busca do tri, relembre as duas conquistas de Libertadores do Flamengo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divulgação/Flamengo

Em mais uma final de Libertadores, o Flamengo busca seu terceiro título do torneio mais importante do Continente. Após conquistar o bi em Lima, no Peru, em 2019 e ser vice na temporada passada, a equipe rubro-negra chega com sangue nos olhos para conquistar a América.

Podendo entrar para um grupo seleto, e coroar mais uma grande temporada, relembre os dois títulos do Mengão da Copa Libertadores da América.

Foto: Divulgação/Flamengo

O Flamengo tem um feito histórico na competição, logo em sua primeira participação, a equipe conquistou seu primeiro título. Os cariocas vão para sua 18ª participação, até aqui são dois títulos (1981 e 2019), um vice (2021), duas eliminações na 2ª fase (1982 e 1984), cinco quedas na fase de grupos (1983, 2002, 2012, 2014 e 2017), três eliminações na oitavas de final (2007, 2008 e 2018), e três nas quartas de final (1991, 1993 e 2010). Na Libertadores, o Flamengo soma 161 jogos, 92  triunfos, 36 derrotas e 33 empates. Ademais, a equipe tem 315 gols feitos e 179 gols sofridos. 

Campeão Brasileiro de 1980, o Flamengo de Zico chegou na Libertadores de 1981 como um grande candidato ao título. Em um formato diferente, o grupo 3 era formado por equipes brasileiras (Flamengo e Atlético-MG) e paraguaias (Cerro Portenõ e Olimpia). Com duas vitórias e quatro empates, os brasileiros fizeram uma campanha igual, dessa forma, jogando uma partida de desempate, onde o Fla levou a melhor por W.O.

Na fase final, eram dois grupos com três equipes, onde os melhores de cada avançavam e faziam a final, sendo assim, com oito pontos, o Flamengo deixou o Deportivo Cali-COL  e Jorge Wilstermann-BOL pelo caminho e chegou até a final para enfrentar o Cobreloa-CHI.

Com dois gols de Zico, o Flamengo venceu a equipe chilena por 2 a 1 no Maracanã e conquistou seu primeiro título da tão almejada Libertadores.

Após o primeiro título, o Flamengo teve diversas participações vergonhosas na Libertadores, acumulando eliminações precoces e inesperadas.  Até que em 2019, após um grande investimento trazendo jogadores para qualificar o elenco e o técnico português, Jorge Jesus, a equipe Rubro-Negra chegou ao seu segundo título. 

Mesmo com um elenco recheado de bons jogadores, o Fla sofreu na fase de grupos e passou no detalhe. Ao lado de LDU-EQU e Peñarol-URU, a equipe brasileira ficou com 10 pontos, mas com um saldo de gol superior, ainda conseguiu terminar na primeira posição do grupo.

Na fase mata-mata, logo nas oitavas de final, os torcedores do Flamengo tiveram que sofrer. A equipe passou pelo Emelec-EQU nos pênaltis. Após muito drama, o Mengão mostrou sua força e passou por cima de dois brasileiros, nas quartas eliminando o Internacional, e na semi o Grêmio, com o placar agregado de 6 a 1, sobre o Tricolor Gaúcho.

Para decidir o título, o rival foi o tão tradicional River Plate-ARG, e de volta o sofrimento. Em jogo único, em Lima, no Peru, a equipe brasileira saiu perdendo logo no começo da partida, mas nos minutos finais com dois gols de Gabigol, a Nação explodiu e o Flamengo se tornou bi-campeão da Libertadores da América.

Foto: Divulgação/Flamengo

Na temporada atual, ainda com Paulo Sousa, um Fla fez uma fase de grupos muito boa, passando por cima de Talleres, Universidad Católica e Sporting. Já no mata-mata, a equipe rubro-negra eliminou Tolima, Corinthians e Vélez.

Invicto, a equipe chega confiante, com um elenco badalado de grandes jogadores, o Flamengo é o favorito para vencer o torneio mais importante do continente pela terceira vez em sua história.

Quer começar a faturar grana com apostas esportivas? É só clicar, se cadastrar e fazer parte da Batfast, nova parceira do Joga10 News!

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times