Foto: AssCom Dourado
O Cuiabá vive seu pior momento ao longo da temporada de 2024 e está mais próximo do que nunca do seu primeiro rebaixamento para a 2ª divisão. Na última rodada, o Dourado sofreu sua pior derrota no Brasileirão com os 5 a 0 sofridos para o Palmeiras.
No momento, o Cuiabá é o 19º colocado com 18 pontos em 22 rodadas, já estando seis pontos atrás do Fluminense, primeiro time fora do Z-4, que foi a 24 pontos. Já são seis rodadas sem vencer, com cinco derrotas.
Atualmente o Dourado é o time que está há mais tempo sem vencer. Entre Sul-Americana e Brasileirão já são oito partidas sem vitória, com seis derrotas e dois empates. O último triunfo foi ainda em 13 de julho, na 17ª rodada contra o Bahia, fora de casa.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DE CUIABÁ X CRICIÚMA
Essa foi justamente a única vitória do Cuiabá nas últimas 14 partidas disputadas. Portanto, nos últimos dois meses, a equipe mato-grossense acumula seis empates e outras sete derrotas.
Próximo compromisso passa a ser confronto direto contra o Criciúma, que também luta contra o rebaixamento e está na 15ª colocação, com 25 pontos. E o Dourado se apega ao histórico do confronto para buscar voltar a vencer.
Em três jogos contra o Criciúma, são duas vitórias e dois empates. No primeiro turno da atual edição do Brasileirão, o Cuiabá simplesmente aplicou uma vitória por 5 a 2 em pleno Heriberto Hulse, isso após sofrer cinco derrotas consecutivas no início do campeonato.
No entanto, para voltar a vencer, o Cuiabá vai precisar quebrar o péssimo retrospecto dos últimos jogos na Arena Pantanal, onde não vence há sete partidas. São dois empates e cinco derrotas consecutivas atuando como mandante.
A última vitória em casa, pasmen, foi o 5 a 0 sobre o Fortaleza, atualmente líder do Brasileirão, ainda na 9ª rodada, em 16 de junho. Portanto, já são mais de dois meses sem vencer atuando como mandante.
Para esse jogo, o técnico Petit conta com o retorno de Alam Empereur, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras. Por outro lado, pode seguir sem os laterais titulares, Ramon e Matheus Alexandre, que estão no DM. Novidade no time é o meia Gustavo Sauer, que chegou por empréstimo junto ao Botafogo.
COMO CHEGA O CRICIÚMA?
O Criciúma vem de derrota para o Grêmio em casa, por 1 a 0, na última rodada. O volante Higor Meritão é desfalque certo por suspensão. O zagueiro Wilker Ángel segue fora após sofrer lesão no joelho. E resta saber se Trauco, que saiu com incômodo muscular no último jogo, estará à disposição.
O Tigre vem de três rodadas sem vencer, com duas derrotas (Fortaleza e Grêmio) e um empate (Vasco). Como visitante acumula seis derrotas, um empate e três vitórias – a única vez que empatou foi na 2ª rodada contra o Galo.