Efeito Jorge Jesus e Abel Ferreira: Série A terá 10 técnicos estrangeiros no início de 2023

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Reprodução

Jorge Jesus foi uma “aposta” mais que certa no Flamengo. Vai além dos títulos, muito pela excelente forma de dominar o adversário e buscar o gol a todo momento. O resultado foi tanto que os sucessores têm dificuldades de manter o mesmo nível e sempre são cobrados para buscar algo próximo do que foi feito em tão pouco tempo no Rubro-negro.

A partir daí veio um “start” aos demais clubes brasileiros em buscar técnicos estrangeiros, já que normalmente sempre são os mesmos nomes assumindo e deixando os times na Série A e Série B. E então depois de demitir Felipão e Luxemburgo, o Palmeiras acerta com Abel Ferreira.

Desde então, o efeito que ambos os técnicos criaram no futebol brasileiro é notório. Em 2023 serão 10 técnicos estrangeiro somente entre os 20 clubes que vão disputar a Série A.

Dos 10 nomes, sete técnicos são portugueses, assim como Jorge Jesus e Abel Ferreira (que ainda seguirá no comando do Palmeiras). Pedro Caixinha, Renato Paiva e Ivo Vieira são as novidades. António Oliveira vai para o seu terceiro clube no Brasil, Luís Castro já estava no Botafogo e Vitor Pereira trocou o Corinthians pelo Flamengo.



Os outros três que integram a lista de estrangeiros são: Eduardo Coudet, Vojvoda e Paulo Pezzolano – os dois primeiros são argentinos e o último uruguaio. Já é um marco importante para a história do futebol brasileiro, que cada vez mais está abrindo portas para os técnicos de outras nacionalidades, vide que muitos nomes locais estão “saturados” entre idas e vindas.

É bem verdade que outros nomes não deram certo por aqui, como Sá Pinto, Jesualdo, Paulo Bento, entre os portugueses mais recentes, além de outros como Miguel Ángel Ramírez, Turco Mohamed, Dudamel, Fabián Bustos, Ariel Holan… Mas o caminho tem sido cada vez buscar alternativas de fora, como fizeram Bahia, Cuiabá e Bragantino para o próximo ano.

OS 20 TÉCNICOS DA SÉRIE PARA 2023

América-MG: Vagner Mancini (Brasil)
Athletico-PR: Paulo Turra (Brasil)
Atlético-MG: Eduardo Coudet (Argentina)
Bahia: Renato Paiva (Portugal)
Botafogo: Luís Castro (Portugal)
Bragantino: Pedro Caixinha (Portugal)
Corinthians: Fernando Lázaro (Brasil)
Coritiba: António Oliveira (Portugal)
Cruzeiro: Paulo Pezzolano (Uruguai)
Cuiabá: Ivo Vieira (Portugal)
Flamengo: Vítor Pereira (Portugal)
Fluminense: Fernando Diniz (Brasil)
Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda (Argentina)
Goiás: Guto Ferreira (Brasil)
Grêmio: Renato Gaúcho (Brasil)
Internacional: Mano Menezes (Brasil)
Palmeiras: Abel Ferreira (Portugal)
Santos: Odair Hellmann (Brasil)
São Paulo: Rogério Ceni (Brasil)
Vasco: Maurício Barbieri (Brasil)

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times