Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio e Internacional irão se enfrentar pela 1ª vez após a tragédia envolvendo o estado do Rio Grande do Sul há pouco mais de um mês. Após um período de paralisação, as equipes seguem correndo atrás do tempo e prejuízo perdido.
Devido ao caos devido a consequência da tragédia, o Gre-Nal será realizado pela primeira vez fora do Rio Grande do Sul. Com o mando de campo do Grêmio, o jogo será no Couto Pereira, estádio do Coritiba, no Paraná, às 17h30 (de Brasília) deste próximo sábado (21).
Ambos os times estão mandando seus jogos em estádios diferentes desde o retorno aos compromissos no futebol, enquanto a Arena do Grêmio e o Beira-Rio seguem sem condições de sediar as partidas após fortes enchentes.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DO GRE-NAL DESTE SÁBADO
Esse será apenas o segundo Gre-Nal na temporada de 2024. O único duelo ocorreu na fase de grupos do Gauchão, onde o Inter venceu por 3 a 2, no Beira-Rio. Como foi eliminado para o Juventude na semifinal, não enfrentou o Grêmio na decisão, que ficou com o título mais uma vez.
Foto: Ricardo Duarte / Internacional
Um duelo muito marcado pela rivalidade e contato físico, chama atenção o fato de que Grêmio e Inter não empatam uma partida desde 2021. Já são oito jogos em sequência com um vencedor, e o Colorado leva vantagem nesse retrospecto.
O Inter soma cinco vitórias contra três do Grêmio desde o último empate em 0 a 0 pelo 1º turno do Brasileirão de 2021. De lá para cá, o único jogo decisivo entre as equipes foi a semifinal do Gauchão de 2022, onde o Imortal levou a melhor com 3 a 1 no agregado, avançando à decisão do estadual.
Contudo, o Internacional de Coudet venceu os últimos dois clássicos e ambos com 3 a 2 no placar, com ambos jogos sendo no Beira-Rio. Por outro lado, o Grêmio venceu os últimos dois ‘GreNais’ na Arena e desta vez não jogará em casa, apesar do mando de campo, por motivos maiores.
O Tricolor gaúcho perdeu todos os últimos quatro jogos que disputou no Brasileirão desde a retomada, e está na 19ª colocação, precisando mais do que nunca em voltar a vencer. O Inter, por outro lado, está em 9º lugar, com oito pontos a mais que o rival, e segue sonhando em voltar a ficar entre os primeiros da tabela. Vale ressaltar que ambos os times somam dois jogos a menos que os demais no campeonato.