Foto: Lucas Uebel-Grêmio
Apesar de ter conseguido a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil no último domingo, o Grêmio vive outra situação no Brasileirão, estando na 18ª colocação. E terá pela frente um adversário difícil, que está no G-6, o qual não vence há 10 anos fora de casa: o São Paulo.
A última vitória do Tricolor gaúcho sobre o time paulista como visitante foi ainda em setembro de 2013. Na ocasião, em jogo válido pela 24ª rodada, Eduardo Vargas marcou o gol da vitória, a segunda consecutiva (2012-2013) no Morumbi sobre o São Paulo.
No entanto, desde então o Grêmio nunca mais venceu o Tricolor paulista fora de casa. São quatro derrotas e seis empates – os quais foram consecutivos entre 2016 e 2020. Os últimos dois jogos terminaram com vitória são-paulina em 2021 e 2023, esse último sendo 3 a 0 para os mandantes.
CONFIRA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO GRÊMIO CONTRA O SÃO PAULO
No elenco do São Paulo, há pelo menos três jogadores com passagens pelo Grêmio, são eles: Rafinha, que está retornando de lesão, Alisson e Luciano, que foi moeda de troca entre os times, com Everton indo para Porto Alegre.
Foto: Divulgação-Grêmio
Mesmo vencendo, embora seja improvável, o Grêmio seguirá na zona do rebaixamento. Isso porque soma apenas 11 pontos, enquanto o Vitória, 16º colocado, tem 15. No máximo, o Imortal poderia ultrapassar o Corinthians, caso o alvinegro não vença o Criciúma. Vale pontuar que o time gaúcho ainda tem dois jogos a menos a cumprir.
Para esse duelo, Kannemann está fora por suspensão – a tendência é que Jemerson possa estrear pelo Grêmio. O centroavante Diego Costa segue em recuperação de lesão. Resta saber se Cristaldo terá condições de atuar, já que ficou fora contra o Operário neste último domingo, por lesão.
Por outro lado, o São Paulo não conta com Alan Franco e Luiz Gustavo, ambos fora por suspensão. O zagueiro foi expulso com vermelho direto no último jogo contra o Galo, após dar um pisão em Otávio, enquanto o volante são-paulino recebeu o terceiro amarelo.
CONFIRA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO SÃO PAULO
Na tabela, a equipe está na 6ª colocação com 27 pontos e pode entrar no G-4 caso vença o Grêmio, ultrapassando o Bahia. O Tricolor paulista venceu quatro dos últimos cinco jogos. Jogando no Morumbis, são seis vitórias nos últimos sete jogos. Única derrota foi para o Cuiabá, ainda na 10ª rodada, quando perdeu por 1 a 0.