Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Em meio a paralisação do Brasileirão por pelo menos duas rodadas, todos os clubes da Série A tiveram seus compromissos suspensos no fim de semana. No entanto, a Copa do Brasil será disputada normalmente, exceto aos clubes do Rio Grande do Sul, os casos de Grêmio, Internacional, Juventude e Yipranga.
Dos 20 clubes que estão disputando o Brasileirão em 2024, somente o Cruzeiro não está na 3ª fase da Copa do Brasil. Isso porque a equipe foi eliminada de forma precoce para o Sousa-PB, ainda na 1ª fase.
Na ocasião, o Cabuloso jogava pelo empate, seguindo o regulamento da CBF, mas acabou sendo superado por 2 a 0, fora de casa, e deu adeus na competição. E muita coisa mudou desde então no clube mineiro.
Naquela derrota, Rafael Cabral ainda era o goleiro titular, Nicolás Larcamón era o técnico e o Cruzeiro ainda era administrado por Ronaldo Fenômeno. A equipe ainda chegou a disputar a final do estadual contra o rival Atlético-MG, e mesmo jogando pela igualdade no agregado para ficar com o título, acabou perdendo por 3 a 1 no jogo da volta e ficou com vice.
O cenário atual, contudo, é outro. São cinco jogos de invencibilidade, estando na 6ª colocação do Brasileirão após disputar cinco rodadas, e já garantido nos playoffs da Sul-Americana.
O técnico do Cruzeiro é Fernando Seabra, que já comandou os últimos nove jogos, Anderson é o goleiro titular, após Rafael Cabral ir para o Grêmio e Gabriel Grando chegar em uma troca entre os clubes – e ao que tudo indica Cássio será mais um reforço. E a SAF já tem outro dono: o empresário Pedro Lourenço, que comprou o Cruzeiro junto ao Ronaldo Fenômeno, além de outras mudanças na diretoria, como a chegada de Alexandre Mattos.
Apesar de não estar na Copa do Brasil, o momento é a virada de chave no clube, com foco na Sul-Americana e com objetivos maiores dentro do Campeonato Brasileiro, visando uma possibilidade em disputar a Libertadores em 2025, com a chegada de Cássio e possivelmente outros reforços, além da permanência em definitivo do meia Matheus Pereira.
Com os jogos contra São Paulo e Cuiabá adiados, o Cruzeiro volta a campo somente em 30 de maio, em uma quinta-feira, pela última rodada da fase de grupos da Sul-Americana, contra a Universidad Católica, no Mineirão.