Foto: Gilvan de Souza / CRF
Apesar de estar com o elenco repleto de desfalques, o Flamengo vai dando conta do recado e está na liderança do Brasileirão. O empate “heróico” contra o Athletico-PR, além das vitórias diante de Bahia e Fluminense empolgam o torcedor rubro-negro.
Com sete vitórias, três empates e uma única derrota, o Fla é líder do Brasileirão com 24 pontos, somando quatro vitórias nas últimas cinco rodadas. Agora, enfrenta o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, contra o qual é favorito para o duelo.
COM MUITOS DESFALQUES, VEJA O PROVÁVEL TIME DO FLAMENGO
O Papo, apesar das oscilações, vem de uma boa sequência, até mesmo em atuação, como foi diante do Palmeiras no último domingo. Apesar da derrota por 3 a 1, o Ju fez uma boa partida e teve algumas oportunidades claras de gol que não foram bem aproveitadas (duas delas com o centroavante Gilberto) no Allianz Parque.
Além disso, o Juventude tem um histórico que favorece a equipe em jogos realizados como mandante diante do Flamengo. Em nove jogos no século 21, por exemplo, ainda não perdeu para a equipe carioca.
O Flamengo tem duas vitórias sobre o Juventude fora de casa, ainda em 1995 e 1997. Desde então já são 12 jogos sem conseguir vencer a equipe alviverde como visitante.
Nesse período, são seis vitórias e seis empates a favor do Ju diante da equipe rubro-negra carioca. No século 21, são quatro vitórias e cinco empates.
Os jogos mais recentes, realizados em 2021 e 2022, terminaram com 1 a 0 para o Juventude, gol de Matheus Peixoto – que ficou marcado pelas poças d’água no campo.
O último embate terminou empatado em 2 a 2, pela 37ª rodada do Brasileirão-22. Na ocasião, o técnico Dorival Júnior mandou a campo um time alternativo, depois de já ter conquistado o título da Libertadores. O Juventude, por outro lado, terminou sendo rebaixado como lanterna do campeonato.
O Flamengo, portanto, terá um embate histórico complicado pela frente e vai em busca da 1ª vitória fora de casa contra o Juventude. Para seguir com a liderança é preciso seguir vencendo, um tropeço pode fazer com que a equipe caia até para a 3ª colocação.
O Juventude, por outro lado, tem quatro pontos de vantagem para a zona do rebaixamento e quer voltar a pontuar para manter a distância dos últimos colocados. Jogando em casa ao longo de 2024, são sete vitórias, cinco empates e uma única derrota, para o Internacional, no Gaúchão, ainda em março.
CONFIRA O PROVÁVEL TIME DO JUVENTUDE PARA ENFRENTAR O FLAMENGO