Nas últimas semanas, foi possível observar as diversas mudanças que ocorreram no meio esportivo devido ao surto do novo coronavirus que vem se espalhando pelo mundo. Depois de várias medidas tomadas, no futebol não poderia ser diferente. Recentemente, as competições foram paralisadas em vários lugares do mundo, incluindo a Liga dos Campeões da Europa.
No Brasil, lugar onde o vírus vem se alastrando de forma intensa, as competições também foram suspensas. A Copa América, que seria disputada neste ano, só poderá ocorrer em 2021.
Apesar da pandemia ter atingido o território brasileiro, ainda não há casos de profissionais de futebol infectados no nosso país. Recentemente, o técnico do Flamengo, Jorge Jesus, publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que testou positivo para o Covid-19 no primeiro exame, mas o resultado foi inconclusivo e o treinador ainda aguarda os próximos resultados.
Por outro lado, o Coronavírus já atingiu jogadores e técnicos em vários países do mundo. Na Itália, um dos lugares mais afetados pela pandemia, a lista de atletas é extensa. Confira alguns nomes:
- Daniele Rugani, Juventus;
- Blaise Matuidi, Juventus;
- Manolo Gabbiadini, Sampdoria;
- Omar Colley, Sampdoria;
- Albin Ekdal, Sampdoria;
- Antonino La Gumina, Sampdoria;
- Morten Thorsby, Sampdoria;
- Dusan Vlahovic, Fiorentina;
- Patrick Cutrone, Fiorentina;
- Germán Pezzela, Fiorentina;
- Andrea Tessiore, Vis Pesaro;
- Alessandro Favalli, Reggiana.
Outros atletas e treinadores que trabalham em países da Europa também foram infectados pelo vírus, especialmente na Espanha, Alemanha e Inglaterra. Veja outros nomes do mundo do futebol:
- Luca Kilian, Paderborn;
- Jannes Horn, Hannover;
- Timo Hubers, Hannover;
- Fabian Nurnberger, Nuremberg;
- Stefan Thesker, Holstein Kiel;
- Tobias Mibner, Wehen Wiesbaden;
- Jonathas, Elche;
- Ezequiel Garay, Valencia;
- Eliaquim Mangala, Valencia;
- José Gayà, Valencia;
- Francisco García, Atlético Portada Alta;
- Mikel Arteta, Arsenal;
- Callum Hudson-Odoi, Chelsea;
- Hyun-Jun Suk, Troyes.
O Deportivo Alavés, da Espanha, confirmou, nesta quarta-feira, 15 casos de coronavírus no clube. Dentre eles, 3 são jogadores e os demais fazem parte da comissão técnica, além de outros funcionários. Apesar de não terem os nomes divulgados, o clube garantiu, em publicação oficial, que os infectados são assintomáticos e passam bem.
Diariamente os números de atletas afetados são atualizados e a tendência é aumentar ainda mais nos próximos dias. Não existe uma previsão exata para que tudo seja normalizado e voltemos com o calendário do futebol. Vários clubes já liberaram seus atletas das atividades diárias para que possam ficar em suas casas, cumprindo o que foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde.