Foto: Gabriel Thá | Coritiba
O Coritiba não conseguiu jogar na última rodada já que teve o jogo contra o São Paulo, no Morumbi, adiado. Com isso, a equipe voltou a ser lanterna do Brasileirão, no momento em que voltou a perder partidas consecutivas e viu o América-MG embalar seis pontos com duas vitórias.
Com o mesmo número de jogos, 21 cada, o Coritiba soma 14 pontos e o América-MG passou a ter 16. Ambos são os times com mais derrotas no campeonato, já que cada um foi superado 13 vezes desde então. Contudo, no confronto direto, o Coxa levou a melhor por 3 a 1 no Couto Pereira.
Mas a boa fase do Coritiba acabou após três vitórias em quatro jogos de invencibilidade, entre a 13ª e 16ª rodada. Isso porque já vem de cinco derrotas consecutivas, para Botafogo, RB Bragantino, Corinthians, Flamengo e Fortaleza.
Agora, terá uma sequência decisiva na briga contra o rebaixamento diante de Bahia e Vasco, já que os dois times estão próximos na tabela. O Esquadrão de Aço é o primeiro time na zona do rebaixamento com 22 pontos e o Cruzmaltino tem três pontos a mais que o Coxa, na 18ª colocação.
Na tentativa de reviravolta na parte final do segundo turno, o Coxa, com ajuda da SAF, fez dois grandes investimentos, e diferentes, para o ataque: o centroavante Slimani, de 35 anos, e Jesé Rodríguez, ex-Real Madrid. O argelino tem passagem por Sporting, de Lisboa, além de Leicester e Newcastle, da Inglaterra. Por último, passou pelo Anderlecht, da Bélgica, e Brest, da França. Ao todo, soma 185 gols em sua carreira.
Já o espanhol Jesé, tem um currículo ainda mais invejável, afinal de contas fez parte do vitorioso Real Madrid na conquista de duas das três Champions seguidas entre 2014 e 2015, com Cristiano Ronaldo e companhia. Ele ainda passou pelo Paris Saint-Germain, mas não conseguiu se firmar em nenhum outro clube, como Las Palmas, Ankaragucu, da Turquia, e Sampdoria, nos últimos anos.
Essas foram praticamente as últimas cartadas do Coxa para buscar a permanência na elite do futebol brasileiro. Ao longo de 2023, o clube investiu 37 milhões em 29 reforços. Agora, resta saber se terá um bom desfecho ao término da temporada.