Foto Ricardo Duarte/Intenacional
Na briga contra o rebaixamento, o Corinthians recebe o Internacional na Neo Química Arena, num momento em que a equipe colorada chega embalada no Campeonato Brasileiro, sem perder há oito rodadas, e com apenas uma derrota nos últimos 14 jogos disputados.
O Inter é 7º colocado com 45 pontos, ainda com um jogo a menos para cumprir, diante do Flamengo no Beira-Rio, e está somente três pontos dos rubro-negros, que fecham o G-4 neste momento. Sob o comando de Roger Machado, o Colorado vem de seis vitórias e dois empates nos últimos oito jogos.
O Corinthians, por outro lado, apesar de apresentar uma melhora, no Brasileirão vem de três derrotas nas últimas cinco rodadas e segue na zona do rebaixamento. O Timão soma 28 pontos em 28 rodadas, com seis vitórias, 10 empates e 12 derrotas.
Como mandante, a equipe melhorou com as duas vitórias sobre Flamengo e Atlético-GO. São nove jogos de invencibilidade na Neo Química pelo Brasileirão, com apenas uma derrota em 13 rodadas, mas com sete empates, além de cinco vitórias.
No entanto, o Corinthians não tem conseguido levar a melhor sobre o Internacional nos últimos anos, nem mesmo em casa. Desde 2017, o Timão venceu o confronto direto uma única vez, ainda em 2020.
O empate é o resultado que mais se repetiu ao longo do histórico geral e do retrospecto recente entre as equipes. Desde 2017 foram 15 jogos e 11 empates. Nesse período, o Inter venceu três vezes.
Foto: Rodrigo Coca-Corinthians
Na 37ª rodada do Brasileirão de 2023, na Neo Química Arena, o Internacional levou a melhor por 2 a 1, com gols de Maurício e Wanderson. Romero descontou para o Timão. Já no 1º turno da atual edição, Wesley marcou o gol da vitória colorada.
O Corinthians defendia um tabu sem perder para o Inter em casa desde 2009. Eram oito vitórias e seis empates até a derrota em dezembro do ano passado. Ou seja, até então, o Timão nunca havia perdido na Arena, inaugurada em 2014.
Virando o foco para o momento atual, o técnico Ramón Díaz tem três titulares como desfalques para o jogo deste próximo sábado: Fagner e André Ramalho foram expulsos no clássico contra o São Paulo e estão fora. Romero também vai cumprir suspensão pelo acúmulo de três cartões amarelos. Existe a possibilidade de Memphis Depay ser titular.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DA 29ª RODADA DO BRASILEIRÃO EM TEMPO REAL
Em contrapartida, o Internacional não conta com Mercado e Rogel, dupla de zaga que vinha sendo titular. Ambos estão lesionados. O volante Fernando também vai cumprir suspensão automática por três amarelos. Enquanto Borré pode seguir fora, em recuperação de lesão, visando retornar 100% fisicamente no clássico contra o Grêmio.
Vencendo, o Inter pode ganhar até duas posições e empatar com o Flamengo em 48 pontos, mas não ultrapassaria a equipe carioca por ter menos vitórias na campanha. Em contrapartida, o Corinthians pode ao menos ultrapassar o Vitória na tabela, caso consiga somar os três pontos, e enfim deixar a zona do rebaixamento.