Confira os impactos financeiros causados pela paralisação do futebol nos clubes brasileiros

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


Desde que o futebol foi paralisado, por conta da pandemia do novo coronavírus, os clubes brasileiros vem sofrendo grandes impactos financeiros em seus cofres. As equipes precisam se reinventar para levantar fundos, além da necessidade de negociar reduções salariais e adiamento de pagamentos.

Em casos ainda mais delicados, a demissão de funcionários foi uma opção inevitável para diminuir os gastos, como aconteceu recentemente com o Vasco e o Flamengo. Por conta das incertezas que ainda existem sobre a data de normalização do calendário, os clubes vem fazendo reuniões para traçar estratégias, visando diminuir o prejuízo.

Confira abaixo alguns dos motivos pelos quais os times brasileiros vem enfrentando dificuldades financeiras no momento atual:

PERDA DE PATROCINADORES

Foto: Vitor Silva/Botafogo


A pandemia não só afetou o mundo esportivo, mas causou impactos em todas as áreas profissionais. Com a redução dos ganhos, muitas empresas precisaram romper contratos de patrocínios com os clubes. No mês de março, vale lembrar, o Botafogo perdeu seu patrocinador máster, assim como aconteceu com o Sport Recife.

SEM JOGOS = SEM RENDAS DE BILHETERIAS

Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net


Outro fator que contribuiu para a crise financeira dos clubes foi a perda das rendas de bilheterias. Como todas as competições foram paralisadas, as equipes já não podem mais contar com a verba que vem das arquibancadas. Alguns clubes vem fazendo apelos para que os torcedores ajudem com a compra de “ingressos virtuais” para partidas históricas que vem sendo retransmitidas. O recurso vem sendo fundamental para o pagamento de funcionários e atletas.

DESVINCULAÇÃO DE SÓCIOS-TORCEDORES

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br


Devido ao período de dificuldades financeiras que vem sendo enfrentado por muitos brasileiros, todos os clubes, sem exceção, sofreram com a perda de sócios, uma vez que muitos torcedores estão sem condições de permanecer em dia com as mensalidades dos planos. No entanto, programas de marketing vem sendo feitos pelos clubes para diminuir o impacto. O Fortaleza, recentemente, anunciou um desconto de 40% para os Tricolores se associarem, o que deu um grande alívio nos cofres do Leão do Pici.

DIFICULDADES EM NEGOCIAR ATLETAS

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro


Em casos mais extremos, algumas equipes necessitam vender jogadores para continuar mantendo as finanças. Entretanto, achar clubes interessados em fazer investimentos não vem sendo uma tarefa fácil no momento atual, principalmente devidos às incertezas sobre o cenário mundial nos próximos meses. Inclusive, muitos representantes de clubes afirmaram que não irão ao mercado em busca de contratações até que esteja definida a data de retorno aos gramados. Além disso, a maioria das equipes estão preferindo renovar contratos de jogadores quando tudo estiver definido.

O FUTURO

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Apesar das dificuldades e das situações negativas, surgiram, na última semana, motivos para os torcedores acreditarem em uma volta gradativa das atividades e, consequentemente, do futebol brasileiro. Isso porque a bola já voltou a rolar no futebol sul-coreano e alemão. No Brasil, alguns times já conseguiram liberações para voltar aos treinos, enquanto outros aguardam o aval das autoridades para o retorno dos trabalhos. Outros campeonatos já tem datas marcadas para o retorno, sendo este um bom sinal da normalização do futebol no Brasil em um futuro próximo.

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times