Foto: Cesar Greco/Palmeiras
A vitória sobre o Universitario trouxe alívio aos torcedores palmeirenses na noite desta quarta-feira. O jogo que parecia simples e tranquilo, com dois gols de vantagem, ficou complicado após a expulsão de Alan Empereur e logo depois com o empate ao sofrer dois tentos em três minutos.
Mas o gol salvador do jovem zagueiro/lateral Renan trouxe um triunfo importante para o Verdão. Além da liderança no Grupo A, logo na primeira rodada, tendo em vista que Independiente del Valle e Defensa y Justicia ficaram no empate, em 1 a 1, o Palmeiras se tornou o clube brasileiro com mais vitórias na história da Libertadores e não poderá ser alcançado nessa edição.
Com o triunfo por 3 a 2, o Alviverde chegou a marca de 109 triunfos em 198 jogos que disputou na competição. Superando o recorde que era, até então, do Grêmio, com 108 vitórias em 207 partidas. Mas o Tricolor gaúcho, campeão do torneio em 2017, foi eliminado na terceira fase e foi direcionado à Sul-Americana. Caso se classificasse contra o Del Valle iria para o Grupo A, o grupo do Verdão na competição.
Foto: Reprodução
O terceiro brasileiro que mais venceu na história da Libertadores é o Cruzeiro, com 95 vitórias em 166 jogos. Logo depois vem São Paulo com 93 (em 190j), Santos com 81 (148j), Flamengo com 73 (em 137j) e Corinthians empatado com o Internacional, ambos com 64 vitórias cada, mas o Timão com 122 jogos e o Colorado 133 partidas.
Desde 2000, Grêmio e Palmeiras, ao lado do São Paulo, são os clubes que mais participaram da fase de grupos da Libertadores, chegando a 12. O Tricolor gaúcho poderia chegar a 13 edições, mas, como dito, foi eliminado uma fase antes.
O Verdão, portanto, tem ainda mais cinco oportunidades de se isolar como o clube brasileiro com mais vitórias na competição. Enquanto o São Paulo pode superar as 95 vitórias do Cruzeiro, que está longe de disputar uma Libertadores.