Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
Prestes a começar o tão esperado Campeonato Brasileiro de 2021, as 20 equipes ainda buscam opções no mercado da bola para reforçar seus respectivos elencos. Outros clubes, por outro lado, buscam aliviar o grande plantel que tem à disposição e até mesmo diminuir os gastos. Até aqui, Corinthians, Atlético-Mineiro e São Paulo são disparados o que mais cedem jogadores por empréstimos aos adversários da elite do futebol brasileiro.
Volta e meia as diretorias acertam contratos válidos até o fim da temporada, de repente, com uma compra obrigatória ao término do vínculo ou renovação automática, enfim, despertam outros fatores para que as duas equipes “saiam ganhando” na negociação. O intuito na grande maioria das vezes é emprestar um jogador para que ganhe experiência, tendo em vista que ainda é jovem e não há espaço na equipe titular da equipe x naquele momento, ou já descartando o atleta para planos futuros.
Este último se encaixa no pensamento da diretoria do Corinthians que tem, somente para times da Série A, 10 jogadores emprestados. Dentre todos, talvez, apenas Janderson, cedido ao Atlético Goianiense, teria espaço em um possível retorno, aliás, foi importante na temporada do Dragão em 2020. Por outro lado, jogadores como Michel Macedo, Matheus Jesus (ambos no Juventude), Ederson (Fortaleza), Richard (Athletico-PR), Jonathan Cafú (Cuiabá), Everaldo (Sport), entre outros, dificilmente irão retornar ao Timão num futuro próximo.
Os nove atletas cedidos pelo Atlético Mineiro também se encaixam nessas duas situações. Os jovens Gustavo Henrique (Bahia), Vitor Mendes (Juventude), Nathan Silva (Atlético-GO) e Guilherme Castilho (Juventude) foram emprestados para ganhar rodagem, enquanto seguem sendo observados pelo Galo. No caso de Gustavo Blanco, por exemplo, se espera que o jogador possa retomar a boa forma em 2018. Já Lucas Hernández (Cuiabá), Zé Welison (Sport) e Otero (Corinthians), são jogadores que certamente a diretoria do clube gostaria de negociar.
Fotos: Rubens Chiri / saopaulofc.net
O São Paulo é o terceiro clube que mais emprestou jogadores para adversários da Série A. Até aqui, foram sete no total. O último deles foi o volante Tchê Tchê, liberado para um clube que irá brigar pelos mesmos objetivos do Tricolor Paulista, mas que tem um poder financeiro para arcar melhor com os salários do jogador, assim como efetuar a compra no próximo ano. Enquanto Júnior Tavares (Sport), Hudson (Fluminense) e Trellez (Sport), já em fim de contrato, estão longe dos planos da equipe do Morumbi.
As duas principais forças do Brasil nos últimos anos, Palmeiras e Flamengo dificilmente emprestam jogadores para clubes que irão brigar pelos mesmos objetivos, normalmente, cedem jovens para clubes de meio de tabela. No momento, o Verdão tem Leo Passos no América-MG, e o Flamengo tem João Lucas, no Cuiabá, apenas.
Veja os jogadores emprestados entre clubes da Série A:
Corinthians – 10
Walter (goleiro Cuiabá)
Michel Macedo (Juventude)
Ederson (volante Fortaleza)
Matheus Jesus (Juventude)
Richard (Athletico)
Jonathan Cafú (Cuiabá)
Marquinhos (Sport)
Everaldo (Sport)
Janderson (Atlético-GO)
André (Atlético-GO)
Atlético-MG – 9
Guilherme Castilho (Juventude)
Lucas Hernández (Cuiabá)
Vitor Mendes (Juventude)
Iago Maidana (Sport)
Gustavo Henrique (Bahia)
Nathan Silva (Atlético-GO)
Gustavo Blanco (Fortaleza)
José Welison (Sport)
Bruninho (Juventude)
Otero (Corinthians)
São Paulo – 7
Junior Tavares (Sport)
Hudson (volante Fluminense)
Tchê Tchê (Atlético)
Trellez (Sport)
Toró (Sport)
Danilo Gomes (Atlético-GO)
Helinho (Red Bull Bragantino)
Inter
Keiller (Chapecoense)
Natanael (Atlético-GO)
Ramon (América-MG)
Guilherme Pato (Cuiabá)
Bahia
Eric Ramires (Red Bull Bragantino)
Elton (Juventude)
Clayson (Cuiabá)
Grêmio
Juninho Capixaba (Bahia)
Isaque (Fortaleza)
Thaciano (Bahia)
Ceará
Leandro Carvalho (América-MG)
Alyson (Juventude)
Wescley (Juventude)
Athletico-PR
Jorginho (Ceará)
Léo Gomes (Chapecoense)
Fabinho (Chapecoense)
Fluminense
Pablo Dyego (Atlético-GO)
Yuri (Cuiabá)
RB Bragantino
Matheus Peixoto (Juventude)
Thonny Anderson (Bahia)
Santos
Arthur Gomes (Atlético-GO)
Daniel Guedes (Fortaleza)
Flamengo
João Lucas (Cuiabá)
Juventude
Bruno Camilo (Bahia)
Palmeiras
Leo Passos (América)