Foto: Cesar Greco-Palmeiras
O Palmeiras precisa de uma vitória épica contra o Flamengo para avançar de fase na Copa do Brasil, depois de perder por 2 a 0 no Maracanã. Muitos fatores colocam a classificação do Verdão como quase impossível, até porque é necessário vencer por três gols para passar no tempo normal e com dois gols a decisão ainda iria para os pênaltis.
Fator que joga contra o Verdão é até mesmo o tabu dentro do Allianz Parque diante do Flamengo, o qual não vence na arena alviverde desde 2017. Foi justamente nesse ano, com dois gols de Deyverson, a última vitória por dois gols de diferença sobre o Fla, necessário para o jogo dessa quarta-feira.
E desde então, até o empate em 0 a 0 no 1º turno do Brasileirão deste ano (2024), o Flamengo sempre havia marcado gol diante do Palmeiras no Allianz Parque. Se o time rubro-negro novamente marcar gol, deve praticamente tirar todas as chances do Verdão em avançar de fase.
CONFIRA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO PALMEIRAS
Na atual temporada, os comandados de Abel Ferreira ainda não venceram nenhum adversário por uma diferença de três gols no Allianz. Das 14 vitórias em 17 jogos no estádio palmeirense, foram oito vitórias por uma diferença de dois gols. O 5×1 sobre a Ponte Preta, nas quartas do Paulistão, foi realizado na Arena Barueri.
Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Em contrapartida, o Flamengo, de Tite, sofreu uma única derrota por dois gols de diferença no ano: para o Botafogo, no Maracanã. Nem mesmo fora de casa a equipe rubro-negra sofreu uma derrota com esse resultado que é o mínimo necessário para o Palmeiras.
Em 54 jogos à frente do Fla, Tite sofreu uma única derrota por uma diferença de três gols: também no Maracanã. Na ocasião, foi superado por 3 a 0 para o Atlético-MG – com esse resultado, praticamente deu adeus na possibilidade do título do Brasileiro 2023.
Após três confrontos diretos, Tite leva a melhor diante de Abel Ferreira. São três jogos, com duas vitórias do Flamengo e um empate. O Verdão sequer marcou um gol nos duelos, enquanto teve a defesa vazada cinco vezes, com duas derrotas por 3 a 0 e 2 a 0.
DE LA CRUZ NÃO JOGA! VEJA A ESCALAÇÃO DO FLAMENGO CONTRA O VERDÃO
O “lado bom” para o torcedor palmeirense, que acredita na classificação, é se apegar a superstição de que a única vez que o Verdão, na Era Abel Ferreira, precisou reverter uma derrota na ida por dois gols de diferença, acabou conseguindo a “virada” em casa.
Foi na final do Paulistão de 2023, quando perdeu por 3 a 1 para o São Paulo no Morumbi. O gol de Patrick de Paula no finalzinho da partida deu esperança para o torcedor alviverde. E deu certo. Na volta, dentro do Allianz Parque, o Palmeiras goleou por 4 a 0 e ficou com o título do Paulistão.
No entanto, a atual sequência é bem negativa com somente um gol nas últimas quatro partidas, e somando uma única vitória nos últimos seis jogos disputados. É a pior fase do Verdão na temporada, e uma das piores sequência sob o comando de Abel Ferreira, desde a sua chegada em novembro de 2020.