Cinco gols nos últimos três anos e lesões constantes: veja como Douglas Costa retorna ao Brasil

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Reprodução/GrêmioTV

O retorno de Douglas Costa ao Brasil aumenta o nível da qualidade técnica no futebol sul-americano e certamente será uma atração à parte. A ótima contratação do Grêmio ao conseguir um desfecho positivo com a Juventus torna o atacante um dos principais jogadores do país, possivelmente o melhor. Entretanto, embora seja um atleta diferenciado no um-contra-um, seja em jogada de habilidade, em sair da marcação do adversário, na velocidade, na visão de jogo ou frente a frente com o goleiro, o jogador que volta para Porto Alegre está longe do seu melhor momento.

Como Douglas Costa chega fisicamente para disputar o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana é uma grande incógnita por conta de suas lesões, que o atrapalham ao longo de sua carreira vitoriosa, por Shakhtar Donetsk, Juventus e Bayern de Munique.

O jogador tem, no banco de dados da Transfermarkt Brasil, um total de 18 lesões em sua passagem no futebol europeu. A maioria por lesões musculares, o que frequentemente veio sofrendo nas últimas temporadas, a mais grave na temporada 2018/2019 na reta final do Campeonato Italiano, que tirou o atacante de praticamente todo o segundo turno (quatro meses).

Juventus confirma lesão de Douglas Costa | TNT Sports

Foto: Reprodução


Vale destacar o momento em que o jogador poderia fazer a diferença com a camisa da Seleção Brasileira na Copa de 2018, na Rússia, onde também enfrentou problemas físicos logo na segunda rodada, contra a Costa Rica, e não pôde ser titular na equipe de Tite, que precisava de um “algo a mais”, exatamente o que Douglas Costa poderia entregar, como fez nos poucos momentos que esteve em campo.

Em seu último ano pela Juventus, Douglas disputou 29 das 54 partidas da Velha Senhora em 2019/20, onde marcou apenas três gols. O atacante ficou ausente em 22 jogos devido as lesões ao longo da temporada, com isso, em baixa, a Juve optou em negociá-lo com o Bayern de Munique por empréstimo. Entretanto, teve uma passagem mais apagada ainda no clube alemão, onde disputou somente 22 jogos e marcou um gol.

Novamente, as lesões voltaram a ser o grande problema de Douglas Costa. Antes mesmo disso, pouco era utilizado pelo técnico Hans-Flick, em algumas oportunidades entrando com apenas sete, dois e até um minuto de jogo. Na Champions League, por exemplo, poderia ser bem aproveitado quando a equipe não pôde contar com desfalques importantes, como na ausência de Lewandowski contra o Paris Saint-Germain, mas não estava apto para jogo. Ao todo, foram 18 jogos fora por lesão somente na última temporada.

Douglas Costa

Foto: Divulgação/Bayern


Após a temporada 2017/2018, pela Juventus, ano em que mais foi a campo (47) durante sua carreira internacional: desde agosto de 2018, Douglas Costa disputou 76 jogos e participou diretamente de apenas 16 gols, sendo cinco marcados por ele.

Nesse período, o atacante ficou fora de incríveis 60 partidas por conta de lesões, além de quatro jogos por suspensão na Série A, quando cuspiu em Di Francesco, do Sassuolo, e em oito vezes sequer foi utilizado pelo técnico, a maioria (seis) no Bayern, justamente na última temporada. Das 76 partidas que disputou, ao menos 14 foram saindo do banco de reservas com apenas 11 minutos ou menos de jogo.

Tudo isso coloca em dúvida em qual Douglas Costa retorna ao Brasil. Será o mesmo que teve uma excelente passagem no Shakhtar, o qual deu boas lembranças ao torcedor bávaro na primeira passagem pelo Bayern de Munique ou o mesmo das últimas três temporadas?

Douglas Costa nunca marcou mais de sete gols em todos os anos que esteve na Europa, isso seria o suficiente para o Grêmio? Além disso, tem uma média pequena de apenas 33,5 partidas por temporada. Na atual temporada, por exemplo, de março até maio (dois meses), o Tricolor gaúcho já disputou 23 partidas, ainda sem ter iniciado o Campeonato Brasileiro, que tem 38 rodadas. Será que o atacante irá conseguir se adaptar ao calendário do Brasil, de jogo de quarta e sábado/quinta e domingo?

Não há o que discutir quanto a qualidade de Douglas Costa, mas ainda é cedo para afirmar que o atacante chega com status do melhor jogador do futebol brasileiro por todos esses motivos. Não há dúvida do que ele pode entregar, mas, sim, se conseguirá corresponder todas as expectativas criadas. Isso porque, até então, o jogador que retorna à Porto Alegre é um atacante que nunca marcou mais de sete gols em uma temporada fora do Brasil, que sofre constantemente com lesões e quem chega em baixa, com cinco gols nos últimos três anos.

Douglas Costa e Tiago Nunes em treino do Grêmio — Foto: Reprodução/GrêmioTV

Foto: Reprodução/GrêmioTV



Shakhtar Donetsk:

2009/10 – 15 jogos – 5 gols – 2 assistências

2010/11 – 42 jogos – 7 gols – 11 assistências

2011/12 – 37 jogos – 7 gols – 3 assistências

2012/13 – 36 jogos – 7 gols – 3 assistências

2013/14 – 39 jogos – 7 gols – 14 assistências

2014/15 – 33 jogos – 5 gols – 7 assistências

Bayern de Munique:

2015/16 – 43 jogos – 7 gols – 18 assistências

2016/17 – 34 jogos – 7 gols – 9 assistências

Juventus:

2017/18 – 47 jogos – 6 gols – 13 assistências

2018/19 – 25 jogos – 1 gol – 1 assistência

2019/20 – 29 jogos – 3 gols – 7 assistências

Bayern:

2020/21 – 22 jogos – 1 gol – 3 assistências

Não perca tempo, venha ser sócio do Plano Camillo Joga10 e receba as melhores dicas e análises do Cartola FC!

Últimas notícias

Dica em jogão no Brasileirão: Bahia x Grêmio

Bahia e Grêmio se enfrentam nesse sábado (27), em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21:00 (horário de Brasília), no estádio Fonte Nova, situado na cidade de Salvador.

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times